Mundo Mulher

Dores de cabeça e rigidez na nuca podem ser sintomas de meningite

10/05/2012

 
Especialista  alerta sobre a doença
 
Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Os motivos mais comuns dessa inflamação são causados por vírus ou bactérias. O Dr. João Paulo Toledo, infectologista do Hospital Sepaco, menciona que os sintomas da meningite podem variar de dores de cabeça e rigidez na nuca a náuseas, vômitos, febre e fotofobia. “Em crianças e recém-nascidos é preciso redobrar a atenção no cuidado, caso haja irritabilidade, recusa na alimentação e alterações de temperatura” explica o especialista.


A transmissão de meningite acontece por via respiratória através de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Crianças de até um ano de idade e os idosos estão mais propícios a adquirir a doença, devido à sensibilidade do organismo e maior predisposição nessas faixas etárias.


O diagnóstico é realizado através de exames clínicos e laboratoriais a partir da coleta de uma pequena quantidade de líquor (líquido que envolve o sistema nervoso central) que pode comprovar a existência ou ausência do vírus, bactéria, fungo ou parasita.”, explica o dr. João.


O tratamento de sintomas inclui a prescrição de antitérmicos, antieméticos, analgésicos, e dependendo do agente causador da meningite, podem ser prescritos antibióticos ou antivirais.  “É importante ressaltar que para o tratamento desta inflamação, o paciente pode ficar internado no hospital para um diagnóstico mais rápido e preciso do caso”, destaca.


Segundo dados do Sistema Nacional de Notificações (SINAM), do Ministério da Saúde, em 2011, foram registrados mais de 1500 casos da inflamação, sendo 40% no Estado de SP. Entretanto, no Brasil, o índice de pessoas que desenvolvem a doença diminui a cada ano, pois os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento estão cada vez mais eficazes.
 

 “Para a prevenção das meningites meningocócica, meningite pneumocócica e Haemophilus influenzae existem vacinas disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS)”, recomenda o doutor.
 
Sobre o Sepaco - Sistema Integrado de Saúde
 
O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e unidades.
 
Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.
 
Focado em altas complexidades, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 225 leitos, sendo 65 de UTI (40 para adultos e 25 Neo-Pediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.
 
Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.
Acesse: www.sepaco.org.br
 
 
Thais Maltauro - thais@acpcomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja