Mundo Mulher

Fique atento à sua pressão!

06/06/2012


 
Saiba como se prevenir contra a hipertensão, uma doença silenciosa.
 
A hipertensão ou pressão alta é caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Origina-se, na maioria das vezes, a partir do aumento da resistência vascular periférica, que, por sua vez, é resultante do estreitamento das artérias.
 
É considerada um problema de saúde pública. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde revelam que um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial. No Brasil, os dados mais atualizados apontam uma prevalência de 22,7% de hipertensos adultos.
 
É uma doença crônica e sem cura, mas controlável. Ela não costuma apresentar sintomas imediatos e muitas pessoas ignoram o tratamento, não procurando auxílio médico. No entanto, apesar de silenciosa, associa-se frequentemente a alterações de órgãos como coração, encéfalo e rins, sendo responsável pelo aumento do risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral, especialmente se não tratada adequadamente.
 
“A pressão arterial é considerada normal quando está menor que 140x90mmHg em uma medida casual em consultório”, explica a dra. Alessandra C. Pedrosa Lopes, nefrologista do Hospital Sepaco.
 
Os indivíduos mais susceptíveis a desenvolverem hipertensão são aqueles com histórico familiar da doença, os negros e miscigenados, os do sexo masculino (e as mulheres após a menopausa), os obesos, aqueles que consomem muito sal e/ ou álcool, os com vida sedentária, os fumantes e aqueles submetidos constantemente ao estresse.
 
 “A dica é sempre modificar os fatores relacionados às condições de vida, ou seja, manter uma alimentação equilibrada, com redução de sal e gorduras saturadas, controlar o peso, praticar atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas. É recomendável ainda ter um especialista acompanhando a situação para receitar os medicamentos específicos, quando necessários, e investigar precocemente as possíveis complicações”, recomenda a nefrologista.
 
 
 
Dra. Alessandra C. Pedrosa Lopes – Nefrologista - Mestre e Doutroa em Nefrologia pela UNIFESP
Titulo de Especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia
 
Sobre o Sepaco - Sistema Integrado de Saúde
 
O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e unidades.
 
Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.
 
Focado em altas complexidades, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 225 leitos, sendo 65 de UTI (40 para adultos e 25 Neo-Pediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.
 
Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.
Acesse: www.sepaco.org.br
 Soraya Simón e Thaís Maltauro
ssimon@acpcomunicacao.com.br
thais@acpcomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja