Mundo Mulher

Doenças Viróticas

Problema sério de saúde pública, a Dengue tem se alastrado e preocupado a sociedade e as unidades sanitárias. Outras duas, entretanto tão perigosas quanto a Dengue, com sintomas parecidos, também são dignas de preocupação. São elas a Hantavirose e a Leptospirose. Conheça os detalhes das três doenças:

Dengue
O que é e como é transmitida?
Doença causada por vírus e transmitida pela picada do mosquito Aeds aegypti. A pessoa infectada pode desenvolver dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica, essa a forma mais grave da doença.

Quais os sintomas?
O sintomas da dengue clássica são febre alta, dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos, dores musculares e nas juntas, falta de apetite, fraqueza, náuseas e vômitos. A Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) evolui com manifestações hemorrágicas. A pessoa pode apresentar sangramentos nasais, vômitos com sangue, manchas vermelhas na pele, sangramento nas fezes, redução do número de plaquetas e elevação de hematócritos. Vítimas de FHD podem apresentar também hemorragias de pulmão e abdome.

Hantavirose
O que é e como é transmitida?
Hantaviroses são enfermidades agudas que podem se apresentar sob as formas de Febre Hemorrágica com Síndrome Renal e Síndrome Pulmonar por Hantavírus, sendo a segunda forma encontrada nas Américas. A infecção humana ocorre mais freqüentemente pela inalação de aerossóis formados a partir de secreções e excreções de roedores de hantavírus.
Quais os Sintomas?
Síndrome Pulmonar por Hantavírus: febre, mialgias, dor abdominal, vômitos e cefaléia, tosse, dispnéia, taquipinéia, taquicardia, hipertensão, hipoxemia arterial, acidose metabólica e edema pulmonar não-cardiogênico. O paciente evolui para insuficiência respiratória aguda e choque circulatório.

Leptospirose

O que é e como é transmitida?
A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. A leptospirose é uma zoonose (doença de animais), acomete roedores e outros mamíferos. O rato de esgoto é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e na proximidade de humanos. A bactéria que causa a doença multiplica-se nos rins desses animais e é eliminada pela urina e sobrevive no solo úmido ou na água. A.L. interrogans penetra no organismo através da pele e de mucosas (olhos, nariz e boca) ou por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de ferimentos na pele facilita a transmissão.

Quais os Sintomas?
A maioria das pessoas infectadas desenvolve sintomas discretos ou não apresenta manifestações da doença, sendo as manifestações iniciais semelhantes às de outras doenças, como dengue e hantavirose. Essas manifestações podem aparecer entre 2 e 30 dias após a infecção. As manifestações iniciais são febre alta e de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia são freqüentes. Os olhos podem ficar muito vermelhos e alguns pacientes podem apresentar tosse e faringite. Depois de dois ou três dias podem aparecer manchas vermelhas na pele. Mais tarde, podem surgir também manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos em nariz, gengivas e pulmões) e pode ocorrer funcionamento inadequado dos rins. A evolução para morte pode ocorrer em cerca de 10% dos casos.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher