Mundo Mulher

Câncer de Mama - Previna-se

Quando o assunto é câncer de mama, logo lembramos do auto-exame. Ele é a principal defesa na luta contra a doença, mas poucas mulheres sabem como ele deve  ser feito corretamente. Quando detectado ainda no início, a doença tem cura. Daí, a importância auto-exame.  A mulher acostumada a se examinar percebe facilmente quando surge algum nódulo.

O auto-exame deve ser feito, todos os meses, uma semana após a menstruação, período em que a mama pode ficar inchada e dolorida. As mulheres que já estão na menopausa devem fazer o exame no primeiro dia do mês. A técnica é simples e demora menos de quinze minutos. Durante o auto-exame, você deve examinar a existência de tumorações, feridas, secreções pelos mamilos, diferenças no tamanho das mamas e alterações na pele.

Técnica do Auto-exame:

Fique deitada, com um travesseiro pequeno nas costas e o braço do lado da mama a ser examinada levantado para elevar o peito e, com a outra mão, passe a ponta dos três dedos médios num dos seios. Comece o exame, fazendo movimentos circulares, desde a parte mais externa até o mamilo. Depois, execute movimentos com os dedos se aproximando e se afastando dos mamilos em todas as regiões da mama, desde o meio do peito até a axila. Por último, movimentos de fora para dentro, desde a parte mais externa até o mamilo. Repita o exercício com a mama do outro lado.

    Agora, de pé e com o braço do lado da mama a ser examinada levantado atrás da cabeça, passe a ponta dos três dedos médios da outra mão fazendo os três movimentos explicados anteriormente. Repita o procedimento na outra mama. 

    Finalmente, em frente ao espelho, observe os seios com os braços ao longo do corpo.  Depois, levante os dois braços juntos e observe se existe alguma alteração de tamanho ou contorno nos seios. Examine a pele dos seios em busca de retrações, elevações e enrugamentos que não existiam antes. Aperte o bico dos seios entre os dedos polegar e indicador para ver se sai alguma secreção. 

   Se encontrar algumas alterações, avise seu ginecologista. Estas mudanças podem ser normais, mas você deve sempre procurar seu médico para avaliá-las o mais rápido possível. O auto-exame não dispensa a consulta anual ao seu ginecologista de confiança e a mamografia, mesmo que não esteja sentindo nada.

Previna o Câncer de Mama:

  -Em, pé em frente ao espelho.
-Observe o bico dos seis, a superfície e o contorno das mamas. -Em pé, em frente ao espelho, levante os braços.
-Observe se com o movimento aparecem alteraçãoes de contorno e superfície das mamas. -Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda.
-Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos. -Deitada, a mão esquerda apalpa a mama direita.
-Repita deste lado movimentos circulares apertando levemente com as pontas dos dedos.


As mulheres que menstruam devem fazer o exame de preferência na semana seguinte à menstruação. Se encontrar um caroço ou qualquer alteração procure imediatamente um médico.


Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia e Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

Faça o auto-exame mensal das mamas. 

Consulte o seu ginecologista pelo menos uma vez por ano. 

De acordo com a Sociedade  Brasileira  de Mastologia é necessário fazer o acompanhamento da mama por meio da mamografia e ultrassom: 

Até 35 anos, é preciso fazer somente ultrassom (2 ultrassons a cada 5 anos); 

Aos 35 anos, uma ultrassonografia e uma mamografia. 

Entre 40 e 50 anos, uma mamografia a cada 2 anos.

Após os 50 anos, uma mamografia anual.

A alimentação também é de suma importância na prevenção ao câncer de mama. Evite comidas gordurosas. As verduras como brócolis, couve-flor, repolho e cebolinha contém substâncias químicas protetoras e são uma excelente   forma de prevenção do câncer de mama. Coma alimentos ricos em fibras, como pães e cereais integrais,  legumes ricos em vitamina A.

   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja