Mundo Mulher

Exclusivo para Mulheres

CÂNCER DE MAMA.
ENCARE DE PEITO ABERTO

* O câncer de mama é a 2ª causa de morte entre mulheres brasileiras.
* 70% dos casos são diagnosticados tardiamente, o que dificulta a cura. Previna-se com o auto-exame.
* No desenvolvimento do câncer de mama, alguns fatores têm influência direta: menstruação precoce (antes dos 11 anos), uso prolongado de anticoncepcionais, obesidade, menopausa, ausência de gravidez e, principalmente, familiares diretos que tenham sofrido câncer de mama.
* O 1º sintoma da doença é a ocorrência de um inchaço, ou caroço, de consistência diferente do resto da mama.
* O auto-exame: com os 3 dedos do meio da sua mão esquerda, examine a superfície externa, apertando a parte plana dos seus dedos contra a mama. Mova-os em pequenos círculos de fora para dentro, até atingir o mamilo. Preste atenção se existem inchaços que você não tenha notado antes. Repita o procedimento para examinar a mama esquerda.
* Ao perceber qualquer alteração, procure o seu médico. Ele irá indicar o exame da mamografia, e se necessário, a ressonância magnética.
* O diagnóstico precoce é a maior arma em defesa da sua vida.


EMAGRECIMENTO
PERCA PESO, NÃO PERCA SAÚDE.

* Não se prenda a conceitos estéticos da moda. Cada organismo tem um peso ideal.
* Fatores genéticos representam 30% das causas da obesidade, mas os hábitos modernos de sedentarismo, stress e aumento do consumo de gordura completam os 70% restantes.
* Para acabar com o excesso de peso, esqueça as dietas. O recomendável é que você procure o seu médico e inicie um programa de reeducação alimentar
* O exercício físico mais recomendado é a caminhada.
* A fórmula mais usada atualmente para saber se uma pessoa está ou não acima do "peso saudável" é o cáuculo do IMC (Índice de Massa Corporal): peso/altura. Por exemplo: uma pessoa com 70 quilos e 1,72 de altura
70/1,72 x 1,72 =23,7.
ICM
entre 1,85 e 25 = faixa de peso saudável.
ICM menor que 18,5 e 25 = abaixo do peso normal, risco de desnutrição e infecções.
ICM entre 25 e 30 = excesso de peso, risco de diabetes, hipertensão e colesterol.
ICM entre 30 e 40 = grandes chances de hipertenção e problemas cardíacos.
ICM acima de 40 = obesidade mórbida


ENVELHECIMENTO.
O TEMPO NÃO PÁRA PRA NINGUÉM.

*Previna-se hoje mesmo contra doenças muito comuns na 3ª idade: osteoporose, artrite, artrose, mal de Alzheimer etc. Fale sobre isso com o seu médico.
* Mantenha a mente em atividade e sua vida social ativa. Se seu parceiro não quer sair de casa, junte-se à amigas ou à grupos que façam passeios e roteiros culturais.
* Procure sempre descobrir coisas novas. Muitas pessoas estão começando a aprender informática depois dos 70 anos.
* Seus hábitos alimentares e a prática de ginástica podem atenuar o processo de envelhecimento. Mas o fundamental é o seu lado psicológico, saber envelhecer é saber viver.
* Algumas substâncias, consideradas pelos médicos anti-radicais livres, anti-oxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento: vitamina E, vitamina C, o betacaroteno, selênio, zinco e magnésio ( contidos em polivitamínicos)


CONTRACEPÇÃO E GRAVIDEZ.
TER OU NÃO TER, EIS A QUESTÃO.

* Se ainda não chegou a hora de engravidar, consulte seu médico sobre o anticoncepcional apropriado para o seu caso.
* A pílula é o método contraceptivo mais popular do mundo e está em uso há mais de 3 décadas. Há também os chamados métodos de barreira: masculino (camisinha) e feminino ( DIU, diafrágma, camisinha e espermicida).
* Não deixe de fazer o pré-natal durante toda a sua gravidez. Este acompanhamento é fundamental para detectar previamente os riscos de alguma doença e garantir um parto tranqüilo.
* Hoje já é um consenso por parte dos médicos de que transar durante a gravidez não faz mal. Pelo contrário, relaxa a mulher e facilita sua preparação psicológica.


TPM.
AQUELES DIAS DE FÚRIA.

* Cerca de 16 milhões de brasileiras sofrem de TPM ( Tensão Pré-Menstrual).
* Irritabilidade, depressão, agressividade, e insônia são alguns dos principais sintomas.
* Anti-depressivos só são indicados para casos mais sérios, em que ocorra depressão e outros sintomas psíquicos.
* Fale com seu médico sobre as alternativas de terapias hormonais.
* O fantasma do climatério (fim da ovulação) já não assusta como antes. Hoje, o tratamento da Reposição Hormonal (TRH), que combina o estrógeno e a progesterona, proporciona alívio das ondas de calor, insônia e suores, melhora a absorção de cálcio e previne a osteoporose, ajuda a reduzir o colesterol, diminui a incidência de infartos e reduz o ressecamento da pele. Tudo isso sem o risco de câncer no útero, comum nos primeiros tempos da TRH.
* Pratique exercícios. Dê preferência a alimentos diuréticos. Levante a auto-estima, capriche no visual. Faça sexo, as relações aliviam a tensão e relaxam a musculatura.


AIDS.
PREVINA-SE.

* Há 10 anos, havia uma mulher para cada 8 homens infectados. Hoje esta proporção é de uma mulher para cada 2 homens.
* A epidemia se expande principalmente em mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos e de baixa renda.
* Exija sempre o uso da camisinha por parte do seu parceiro.
* Casamentos considerados "estáveis" não estão acima do bem e do mal. Os dados mais recentes apontam um grande crescimento do número de esposas contaminadas pelo marido.
* Se você estiver grávida e for portadora do HIV, procure seu médico. O tratamento à base de um coquetel de drogas durante toda a gestação reduz o risco de contaminação do bebê de 35% para 8%.



Fonte: INGOH LABORATÓRIO
Endereço:
Rua 87, nº 598, Setor Sul
Telefone: 281-5005

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja