Mundo Mulher

Hepatite C

A hepatite C, atinge cerca de 3 milhões de brasileiros. Doença silenciosa, pois não apresenta sintomas sua fase inicial, pode ficar até 60 anos incubada. O que mais preocupa é que é uma das principais causas de câncer de fígado e de cirrose hepática e a maioria dos diagnósticos chega quando a hepatite já se encontra em estágio avançado. "Por ser assintomática, a doença quase sempre é identificada quando o paciente já apresenta uma cirrose ou câncer", diz o médico Henrique Sérgio Moraes Coelho, professor da UFRJ.
A maior parte das informações vêm dos bancos de sangue. Ao fazer o exame que antecede a doação de sangue, o doador descobre que está infecctado ou que apresenta a doença.
Estatísticas revelam que de 2% 10% de doadores são portadores do vírus da Hepatite C.
O diagnóstico precoce é um grande aliado do tratamento.
O tratamento precoce, com a combinação da ribairrina e interferona, inibe a multiplicação do vírus e estimula o sistema imunológico a combatê-la. Em fases mais avançadas, com o compromentimento do fígado, a única solução é o transplante hepático.

Como se Transmite:

- A hepatite C. é transmitida principalmente pelo contato com o sangue contaminado, por meio de transfusão ou do uso de seringas contaminadas.
- Apesar de estudos revelarem uma baixa incidência da transmissão por via sexual, a hepatite C pode ser contraída em relações sem proteção.
- 85% dos casos da hepatite C tornam-se crônicos e podem evoluir para cirrose hepática, câncer de fígado e provocar a morte do paciente.
- A doença pode ficar incubada por décadas, sem apresentar qualquer sintoma.

Outros Dados:

- A alta taxa de mutação do vírus da hepatite C dificulta a criação de uma vacina contra esse tipo da doença.
- Formas aguddas da hepatiteC são raras, mas, quando se manifestam, apresentam sintomas semelhantes aos de outros tipos da doença, como as hepatites A (transmitida por via-oral-fecal) e B (também transmitida por via parenteral), com febre baixa, icterícia, urina de coloração escura e fezes pastosas e esbranquiçadas.
- Para previnir a hepatite C, deve-se testar o sangue usado em transfusões, dispensando doadores que apresentam contaminação; evitar compartilhar seringas e usar preservativos nas relações sexuais.

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja