Mundo Mulher

Saiba mais sobre o Antraz


-
O antraz (também conhecido com antrax) é uma bactéria tóxica que mata 90% dos contaminados. Antes dos quatro, o último caso de antraz registrado na Flórida é de 1974.A bactéria provoca uma doença infecciosa grave e está na lista dos seviços de inteligência como potencial arma biológica sob controle de grupos terroristas.
- Onde é encontrada: Animais de criação, como vacas, ovelhas, cabras e porcos.
- Formas de contágio: via aérea (inalação de esporos suspensos no ar - mortalidade atinge 99% dos casos); via intestinal (consumo de carne contaminada - taxa de mortalidade entre 25% e 60% dos casos): via cutânea (contaminação ocorre por meio do contato da bactéria com cortes ou arranhões - taxa de mortalidade atinge 20% dos casos).
- Sintomas: O contágio cutâneo pode dar seu primeiro sinal em horas, mas normalmente aparece depois de cinco dias. Primeiro, um inchaço vermelho aparece na pele, depois forma uma bolha, que se esvai e surge uma cicatriz preta. Os doentes costumam ter febre, se sentem doloridos e têm dores de cabeça. O antraz cutâneo pode ser facilmente tratado com o uso de antibióticos.
- Pela via aérea, os sintomas são parecidos com o de uma gripe entre o 2º e o 6º dia após a contaminação. Apartir do 8º dia, a pessoa sente dificuldade pra respirar, tem suor intenso e a pele fica azulada. É a forma mais perigosa do antraz. Antes dos sintomas, a pessoa infectada não tem como descobrir a doença. No 9º dia, pode haver falência respiratória e cardíaca. O antraz intestinal tem sintomas digestivos e sangramento. Ele pode matar caso se espalhe para o snague. Essa forma do antraz é extremamente rara.

No homem, apresenta-se em três formas de contágio:

Cutâneo:
Comum em 95% dos casos. Entra através de qualquer fissura na pele. Aparece sob forma de lesões, que geralmente são cobertas por uma crosta negra. A doença produz dores de cabeça e musculares, febre, náuseas e vômitos. Cerca de 20% dos casos evoluem para a morte.

Gastrointestinal: Pode se desenvolver em pessoas que comeram carne crua de animais infectados. Produz sangramento no abdome, evoluindo para a morte do tecido e a possível contaminação da corrente sanguinea.

Inalável: Letal em 99% dos caos, após os primeiros sintomas - que aparecem de 12 horas a 5 dias após a exposição à bactéria.

- Qundo inalado, os esporos inativos viajam dos pulmões para os nódulos linfáticos. Para a infecção, é necessária a inalação de 8 mil a 10 mil esporos.
- A bactéria "acorda" e começa a liberar toxinas que matam células e danificam o tecido dos pulmões, causando ruptura de vasos, entrando, então, na corrente sanguinea.
- O líquido liberado para fora dos pulmões pode dificultar a respiração e reter o suprimento de oxigênio. Pode ocasionar coma e, em alguns casos, inflamação do cérebro.

Como identificar uma carta suspeita;

Especialistas consideram suspeitos envelopes com os seguintes indícios:

- Odor estranho
- Carimbo ou selo de outros países
- Endereçado apenas com o nome do destinatário ou nome grifado de forma errada
- Sinais de descoloração ou marcas de óleo
- Exesso de fitas adesivas
- Excesso de selos
- Ausência de endereço de remetente e/ou marcas restritivas, como um carimbo com a mensagem "Pessoal"

O que fazer ao receber um carta suspeita

1 - Segure-a com cuidado. Não a chacoalhe
2 - Mantenh-a isolada e procure traços suspeitos
3 - Não abra, não cheire, não leve à boca
4 - Considere-a suspeita e telefone para a polícia
5 - Se o envelope já tiver sido aberto e contiver alguma substância desconhecida, a carta deve ser deixada protegida no local, a área isolada e a pessoa que manuseou o conteúdo deve consultar um médico, de preferência no HDT.
6 - Acionar, do mesmo modo, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil
7 - No caso de aeroportos e órgãos federais, a orientação é acionar a Polícia Federal.

Fonte: Jornal OPopular

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja