Mundo Mulher

Câncer de Boca: Previna-se

    A Sociedade Brasileira de Estomatologia lançou, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), uma campanha para prevenir o aparecimento do câncer de boca, doença que registra a incidência de 10.500 novos casos por ano no Brasil, sendo que metade deles é diagnosticado em estágio já avançado, o que diminui as chances de cura e reduz a qualidade de vida dos pacientes.

O câncer de boca está associado ao tabagismo e álcool.

Também contribui para o seu aparecimento a falta de higiene bucal. Hoje, no Brasil, o maior grupo de risco são os homens com mais de 40 anos que fumam e bebem.

Mas, segundo o secretário da Sociedade Brasileira de Estomatologia, Celso Augusto Lemos Jr., este perfil começa a mudar em função de as mulheres estarem também consumindo tabaco e álcool.

"Há 40 anos, a predominância de casos era masculina; hoje, a proporção está em três casos em homens para um nas mulheres.

" Diagnóstico Se diagnosticado precocemente, o câncer de boca apresenta chances de até 80% de cura, com a utilização de tratamentos cirúrgico ou à base de quimio e radioterapia.

O diagnóstico em estágio avançado, contudo, diminui bastante as possibilidades de cura e o tratamento requer, muitas vezes, a remoção da língua e até da mandíbula.

O auto-exame, feito mensalmente, ajuda no diagnóstico precoce. Também é recomendada visita anual ao dentista.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja