Mundo Mulher

Filtro de Cigarro Pode Fazer Mal a Saúde


Cientistas americanos acusaram a gigante do tabaco Philip Morris de vender cigarros com filtros defeituosos por 40 anos.

Pesquisadores do Centro do Câncer Roswell Park, em Buffalo, no estado de Nova York, disseram que os filtros liberam fibras e partículas de carbono potencialmente perigosas para os fumantes.

'O filtro nos cigarros de hoje é defeituoso.

A Philip Morris sabe desse problema há mais de 40 anos', disse o pesquisador John Pauly, em um estudo publicado na revista 'Tobacco Control'.

A Phillip Morris, uma das maiores fabricantes de cigarros do mundo, disse que os filtros não ampliam os riscos à saúde dos fumantes e que não tentou esconder o assunto dos cientistas.

- Levamos muito a sério relatos científicos dizendo que um aspecto dos nossos produtos poderia aumentar os efeitos do fumo sobre a saúde.

Mas com base em nossa avaliação das informações disponíveis, não acredito que os filtros que usamos representem um risco maior para os fumantes - disse um porta-voz da empresa.

Noventa por cento dos cigarros vendido em todo o mundo têm filtro.

Pauly e seus colegas basearam suas descobertas em 61 documentos da Philip Morris, documentos de patentes e de processos abertos em cortes americanas e em informações de bandos de dados médicos e científicos.

Eles disserem que a companhia usou o termo "fall-out" (que na verdade se refere à liberação de partículas radioativas) para descrever as fibras de substância semelhante a plástico e grânulos de carbono liberados pelos filtros defeituosos, que eles acreditam que seja resultado da alta velocidade do processo de manufatura.

As preocupações com os efeitos dos filtros sobre a saúde remontam a 1957, segundo dos médicos.

"Existem muitos médicos para prevenir e corrigir o defeito, mas não foram implementados.

E os resultados das investigações que provavam o problema foram escondidos dos fumantes e de comunidade médica", disse Pauly.

Os cientistas disseram que a indústria do tabaco foi negligente, por não ter avaliado o risco da inalação dos fragmentos de filtros de acetato de celulose ou das micropartículas de carbono.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja