Mundo Mulher

Dores nas Pernas

Dores nas Pernas

Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias e a expectativa de um dos verões mais quentes das últimas décadas, as pessoas sentem mais dores nas pernas e braços. O motivo é simples. Com o calor, as veias ficam dilatadas causando muito mais incômodo. Para aliviar a dor, o cirurgião vascular paulista Kasuo Miyake sugere um melhor uso dos "seis corações" que todo ser humano tem.

"Além do coração no peito, nós temos outros cinco: dois nas pernas as panturrilhas que contraem e comprimem o sangue contido nas veias profundas -, dois nos antebraços e mãos, que têm a mesma função, e o diafragma. Este último cria, quando inspiramos, uma pressão negativa do abdome, puxando o sangue da perna", explica. "Se todos os corações funcionarem bem, é possível diminuir o inchaço das mãos e pernas, eliminando as dores", completa.

Para aliviar o peso nas pernas e ajudar no bom funcionamento dos corações, Kasuo Miyake dá algumas dicas:

- Deixar os pés elevados durante a noite. "Basta calçar os pés da cama, deixando-a inclinada. Assim, é possível virar-se de lado ou de bruços durante o sono, porque seus pés sempre estarão para cima"

- Sentar-se numa postura adequada, com os braços bem apoiados. "Quando se permanece muito tempo na mesma posição, deve-se com o calcanhar apoiado no chão realizar movimentos nos pés, levantando-os e abaixando-os alternadamente, várias vezes durante o dia"

- Respirar profundamente. "O suspiro é uma respiração profunda que é saudável. Renova o ar dos pulmões e ajuda no retorno do sangue"

- Evite manter os braços pendentes. "Em caminhadas, as mãos podem inchar quando os braços ficam pendentes. O movimento dos braços serve também para o equilíbrio da caminhada compensando os movimentos das pernas"

- Alongue as panturrilhas. "Quem usa saltos deve alongar as panturrilhas diariamente"

- Cuide do coração do peito. "Faça ginástica, principalmente aquela que você goste, que possa ser praticada próximo ao local de trabalho ou de casa e que seja feita com moderação e regularidade"

- Diante de dores constantes e intensas, Miyake sugere uma consulta com um especialista, que pode ser um cirurgião vascular ou um ortopedista, dependendo do caso.

Informações: zanon@libris.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja