Mundo Mulher

Colonoscopia

Colonoscopia


É um método seguro e efetivo para se examinar todo o interior do intestino grosso (desde o reto até o ceco), usando-se instrumento tubular, longo e flexível.

Este exame é utilizado para se fazer diagnóstico (pela visão direta das lesões e pela biópsia quando necessária) de doenças do intestino e ainda permite retirar algumas lesões (Pólipos, por exemplo) sem necessidade de cirurgia.

A maioria dos colonoscopistas fazem este exame e estes procedimentos em regime ambulatorial (sem necessidade de internação hospitalar), com um mínimo de desconforto para o paciente e com toda a segurança necessária.

Quem deve se submeter a uma colonoscopia?

Na maioria das vezes a indicação mais importante para este exame é naqueles pacientes que apresentam variação do ritmo intestinal ou perda de sangue no ato evacuatório, indicando que os mesmos se apresentam com algum problema localizado no reto ou cólon.

Fora estas duas indicações principais, a colonoscopia também é indicada e necessária para:

Ajudar a definir um inexplicado sintoma abdominal (dor, cólica etc;)
Ajudar na definição e no acompanhamento de portadores de Doença Inflamatória do intestino (Colites);
Ajudar a definir alterações encontradas na radiografia do intestino;
Acompanhamento de pacientes que já foram operados de Pólipos ou de tumores do intestino.

Como é Feita a colonoscopia?

Fundamentalmente o intestino deve estar suficientemente limpo de resíduo fecal (será prescrito e orientado pelo médico a maneira adequada de limpá-lo). O aparelho será introduzido através do ânus e avançará com suavidade, acompanhando as curvas naturais do intestino até atingir a altura desejada pelo médico-endoscopista (geralmente ao nível do ceco), que corresponde a mais ou menos 1,20m de distância do ânus.

Não se preocupe, o exame não lhe causará qualquer mal-estar, primeiramente porque o diâmetro do aparelho é muito reduzido; segundo porque o aparelho é muito delicado, e finalmente porque você, durante a realização do exame, tomará um sedativo (não é anestesia), que lhe proporcionará o conforto de não participar do exame. Esta sedação o paciente tomará por via endovenosa e os sinais vitais são monotorizados por aparelhos que permitem ao médico visualizá-los com facilidade. O aparelho (colonoscópio) possui na sua extremidade distal, uma micro-câmera que, a amedida que vai progredindo pelo interior do intestino, envia imagens para um receptor de televisão, por onde o médico vai avaliando o aspecto do interior do órgão.

Eventualmente, se o médico-endoscopista achar necessário, a imagem projetada na tela da televisão poderá ser "congelada" (permite com isto uma avaliação mais detalhada de uma região). O aparelho possui também um dispositivo que permite fotografar (revelação em 30 segundos através de uma impressora de raio laser acoplado ao mesmo.

O tempo de exame normalmente não execede a uma hora de duração e após o exame, alguns pacientes costumam apresentar pequeno desconforto abdominal, devido aos gases que são insuflados pelo aparelho durante a realização do exame (necessário para facilitar a progressão do aparelho). No etanto, à medida que estes vão sendo eliminados, desaparece por completo o mal-estar.

Devido a medicação que é feita durante o exame, os pacientes nunca devem vir desacompanhados para se submeterem ao mesmo. É necessário que alguém os acompanhe na volta à casa, sendo proibido dirigir automóvel ou outra atividade que demande coordenação motora, pelo menos nas primeiras 8 a 12 horas seguintes ao exame.

A primeira refeição após o exame deve ser leve (sopa, chá, torradas etc.) evitando-se bebidas alcoólicas durante estas primeiras horas de recuperação.

Quais os benefícios de uma colonoscopia?

Com este exame é possível descobrir e tratar lesões do intestino que antigamente obrigava a realização de uma cirurgia abdominal. Com a colonoscopia pode-se fazer diagnósticos de lesões pequenas (pequenos pólipo ou mesmo câncer em fase inicial) e, consequentemente, tratar estas lesões com real benefício para o paciente.

Fonte: Instituto de Gastroenterologia de Goiânia

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja