Mundo Mulher

Dores Ósseas

 

Estas dores ósseas são de difícil controle com analgésicos comuns e são dores incidentais (desencadeiam-se com movimentos ou sobrecarga ponderal). O achado de uma modalidade capaz de controlar as dores nestas situações é particularmente importante, já que o índice de metástases ósseas pode atingir mais da metade de todos os pacientes oncológicos.

Embora a radioterapia seja uma peça importante no tratamento das dores ósseas, ela não consegue ser eficaz sempre, principalmente naqueles pacientes com metástases múltiplas e com dores difusas ou pouco localizadas. Outros pacientes, ainda, experimentam recorrência da dor em locais previamente irradiados. Os bisfosfonatos provêm uma excelente alternativa para estes pacientes.

Que são os bisfosfonatos? São uma classe de medicamentos que, embora não sejam de fato novos, ainda não são muito utilizados para o tratamento das dores ósseas. Agem diretamente nos ossos doentes, reduzindo a possibilidade de complicações (como as dores, as fraturas e outras). Há bisfosfonatos injetáveis e orais, ambos com excelentes efeitos terapêuticos.

Dentre estes pode-se citar o clodronato, o pamidronato e o zolendronato, com efeitos para os ossos com doenças oncológicas. Há outros bisfosfonatos que são utilizados para o tratamento da osteoporose comum, e são orais: o alendronato e o risendronato.

Dr. Carlos Eduardo de Moura
Médico Oncologista Clínico Assistente do IOiS Instituto de Oncologia de Sorocaba - Integração / IOiS
Rua Cônego Januário Barbosa, 238 18.020-245 - Sorocaba/SP
Fone/fax: (0xx15) 3232-2119

Mais informações à imprensa: SZS Assessoria de Imprensa
Sérgio ou Andréa
Tel: (15) 3222-3040/9111-1904


   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja