Mundo Mulher

A Prevenção Ainda é o Melhor Remédio contra o Câncer Bucal

 

As Matérias divulgadas neste link são de inteira responsabilidade do autor

 O câncer ainda é uma doença que merece atenção. No Brasil, as estimativas para o ano de 2008 e válidas também para o ano de 2009 apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer, segundo publicação do INCA. No que se refere ao câncer bucal estima-se que este tipo da doença ocupará o 7º lugar entre as variações dessa doença.

A prevenção que inclui desde visitas regulares ao dentista, higienização constante e adequada, o uso de protetor solar e chapéu, ainda é o melhor remédio. Em uma avaliação simples já é possível detectar sinais da doença e encaminhar para exames que comprovem ou não o diagnóstico, afirma o cirurgião dentista Lauro Delgado Junior, especialista em odontologia estética e reabilitação oral. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento, ressalta o dentista, que sugere também o auto-exame em casa. Entre os sintomas estão manchas, lesões brancas ou pigmentadas, feridas na língua e manchas esbranquiçadas na bochecha, que geralmente demoram a cicatrizar.

Pessoas que ficam expostas ao sol diariamente e por muito tempo devem ficar atentas. “Isso pode provocar lesões no lábio que podem se tornar um câncer”, alerta Delgado, que aconselha o uso de protetor com fator de proteção solar de no mínimo 30 e chapéu com aba. O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. Fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas precisam ter atenção redobrada, pois têm maiores chances de desenvolver lesões pré- cancerígenas ou cancerígenas. “Devido à agressão constante do álcool e do tabaco a ferida pode se modificar e desenvolver a patologia”, explica.

Câncer bucal é designado para o de lábio e o de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). Lauro Delgado Júnior - especializado em odontologia estética e reabilitação oral Formado há 24 anos, Lauro Delgado é cirurgião dentista proprietário da clínica Odontologia Integrada Delgado, especializada em odontologia estética, reabilitação oral e odontologia integrada. O profissional acumula aperfeiçoamentos nos EUA e Itália e se destaca pelo trabalho realizado em estética, reconhecido inclusive entre os colegas da mesma área que muitas vezes encaminham os próprios clientes para um trabalho mais minucioso em resina.

É também palestrante nacional e internacional em odontologia estética. A trajetória de Delgado iniciou-se aos 15 anos dentro de um consultório odontológico de um grande cirurgião dentista, José Galiotti Filho, hoje já falecido, tendo trabalhado lá por 12 anos. Com a experiência adquirida e após cursar a faculdade em Santos, montou o próprio consultório, em 1986, que atualmente presta serviços voltados para odontologia estética e reabilitação oral. "Procuramos desenvolver métodos de trabalhos que focam a velocidade de tratamento e a melhoria da qualidade do atendimento, nas áreas de estética, implantodontia e ortodontia", afirma.

O consultório faz questão de trabalhar com a visão multidisciplinar em que vários profissionais especializados em diferentes áreas da odontologia resolvem juntos as questões de saúde bucal dos pacientes. Entre outros, fazem parte da equipe o implantodontista Felipe Delgado e a ortodontista Pétala Delgado. nov/2008

www.odontointegrada-delgado.com.br - Scheilla Lisboa Assessora de Comunicação - e mail e msn: scheillalisboa@hotmail.com

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja