Mundo Mulher

Odontologia além dos dentes

Quando pensamos em tratamento bucal, logo vem em nossa mente o dentista, a boca e o sorriso. Essa reação é natural para quem desconhece outros campos da odontologia. Poucos sabem que fatores psicológicos e físicos estão relacionados com cada dente, e não é lenda, isso é constatado pela Bio Cibernética Bucal. A ciência comprovou que os dentes não estão isolados, eles têm ligações com todos os órgãos do corpo.

Além disso, o psicológico também pode afetar o posicionamento dos dentes. Em meu consultório, chegam casos de crianças que possuem os incisivos centrais afastados e eles geralmente são filhos de pais separados, o que chega até a ser fascinante, do ponto de vista da ciência e seus avanços. Outro exemplo de que os dentes não estão à parte em nosso corpo é a constatação de alterações na coluna causadas pela má oclusão.

Essa mordida inadequada causa uma compensação dos músculos do corpo, o que gera problemas no pescoço e até na coluna. As crianças também são vitimas dos malefícios da falta de um acompanhamento odontológico adequado. Problemas como a respiração pela boca podem levá-las à deficiência de atenção e má oclusão. O tratamento deve ser aliado a um otorrinolaringologista, e que em sua clinica a criança faz testes respiratórios para identificar o problema.

Portanto a odontologia está interligada com outras especialidades e um bom tratamento odontológico pode solucionar os problemas bucais e também colaborar na prevenção de algumas doenças. Por isso, qualquer dor ou sintoma estranho ocasionado por dores no dente também pode ser um reflexo de complicações em outras partes do corpo. Não deixe de procurar seu médico - ou seu dentista - para avaliar com precisão o seu caso.

Vânia Maria Pereira dos Santos é especialista em implantodontia e enxertos ósseos. Pós graduada em laser terapia laserterapia estética e reabilitação oral. dra.vaniasantos@hotmail.com

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja