Mundo Mulher

Câncer de pele - tipos

17/10/2009

Verificando sua pele

Verifique sua pele regularmente. A seguir estão descritas as 8 etapas recomendadas pelo Colégio Australiano de Dermatologia.

1.

Examine seu rosto, especialmente o nariz, lábios, boca e orelhas - frente e verso. Use um ou dois espelhos para ter uma visão completa.

2.

Inspecione completamente a sua cabeça e seu couro cabeludo, usando um secador de cabelos e um espelho para expor cada parte. Peça ajuda para um amigo ou a um parente.

3.

Observe suas mãos, palmas e dorso, entre os dedos e debaixo das unhas. Em seguida, observe os pulsos e os dois lados dos antebraços.

4.

Ficando de pé em frente a um espelho da sua altura, verifique seus cotovelos e continue por todos os lados dos braços e axilas.

5.

Em seguida, concentre-se no pescoço, tórax e ombros. As mulheres devem levantar seus seios para observar a parte de baixo.

6.

Virando de costas para o espelho grande, use um espelho de mão para inspecionar a sua nuca, ombros, a parte de cima das costas e qualquer parte dos braços que você não tenha conseguido ver direito na etapa 4.

7.

Ainda usando os dois espelhos, observe a parte de baixo das suas costas, nádegas e a parte de trás das suas pernas.

8.

Sente-se. Apóie uma perna de cada vez em um banquinho e use o espelho pequeno para observar seus genitais. Verifique a frente e os lados das pernas, da coxa até a canela, tornozelos, dorso dos pés, entre os dedos e sob as unhas dos dedos dos pés. Examine as solas dos pés e os calcanhares.

 

 

 

O que procurar?
Qualquer mancha ou pinta que tenha mudado recentemente, principalmente se tiver crescido, mudado de forma ou de cor ou ficado com bordas irregulares. Outro sinal significativo é coceira constante na lesão.

Não espere que uma pinta ou sinal vire um caroço ou comece a sangrar para uma avaliação.

Os cânceres de pele mais comuns aparecem como novas lesões elevadas ou feridas vermelhas na pele. Elas geralmente sangram com facilidade, até mesmo ao roçar na roupa, e podem se ulcerar, ou seja, se transformar em uma ferida que não cicatriza.

Tirar fotografias de áreas suspeitas pode ser útil para documentar qualquer mudança.

O câncer de pele normalmente não causa dor.

 

A queratose actínica (QA), também conhecida como queratose solar (QS), é uma lesão pré-cancerosa da pele induzida pela radiação ultravioleta emitida pela luz solar ou artificial.

Uma parte das lesões de QA resolve espontaneamente, numa porcentagem estimada de 26%; porém, até 20% dos casos não tratados podem progredir para CEC.

As lesões de QA são manchas, feridas ou crostas avermelhadas, ásperas ou descamativas na camada superficial da pele, localizadas nas áreas expostas ao sol dos antebraços, dorso das mãos, cabeça, parte superior das costas e ombros, área do decote no pescoço, parte inferior das pernas e dorso dos pés.

Quando a QA aparece nos lábios, é chamada queilite actínica

 

O melanoma maligno é o tipo mais agressivo de câncer de pele porque tende a dar metástases, isto é, a se espalhar para outras partes do corpo. Entretanto, se diagnosticado precocemente, a chance de sucesso no tratamento é de 90%.

A cada ano, aproximadamente 8500 australianos são diagnosticados com melanoma maligno e perto de 1000 irão morrer desta doença.

Câncer de pele não-melanoma
O câncer de pele não-melanoma (CPNM) inclui o carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma espinocelular (CEC) e raramente é fatal. Porém, se não for tratado, pode causar grandes danos às estruturas e órgãos próximos. Mais de 374.000 australianos (1,9% da população) são tratados de CPNM todos os anos, mas apenas 0,1% das mortes são causados por este tipo de câncer (aproximadamente 300 casos/ano). O CBC participa com aproximadamente 70% dos casos de CPNM.

O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente de câncer.

Melanoma
O melanoma se caracteriza pelo aparecimento de uma mancha ou pinta escura na pele sã ou na mudança das características (tamanho, cor ou borda) de uma lesão já existente.
As bordas do melanoma são irregulares e mal definidas. A cor pode variar do castanho claro ao negro.
O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, e não só nas áreas da pele expostas ao sol. O melanoma cresce rapidamente e o diagnóstico o tratamento precoce são fundamentais.

 

Carcinoma basocelular (CBC)

O CBC é o câncer mais diagnosticado [na Austrália] e sua incidência está aumentando. Apesar de não haver estatísticas precisas, estima-se que 256.000 australianos tenham sido tratados de CBC em 2002.

O CBC pode ser localmente invasivo, mas geralmente se espalha lentamente. É mais freqüente na cabeça, pescoço e torso. Conforme as lesões crescem, elas podem se ulcerar, ou seja, virarem feridas que não cicatrizam. Menos de 0,025% terão comportamento agressivo e se espalharão para outras partes do corpo.

Um sinal muito característico do carcinoma basocelular é uma ferida que sangra, cicatriza e volta a sangrar, ciclicamente.

Há três formas clínicas de CBC:
- CBC superficial (CBCs)
- CBC nodular (CBCn)
- CBC esclerosante

CBC superficial
O CBC superficial é o tipo menos agressivo e acomete com mais freqüência o tronco e as extremidades, mas pode também ocorrer no rosto.

O CBC superficial é algumas vezes confundido com eczema ou psoríase. Estas lesões são avermelhadas, ligeiramente elevadas ou infiltradas, bordas irregulares e com a superfície coberta de escamas ou crostas.

CBC nodular
As lesões nodulares são a forma mais comum de CBC. As lesões começam como pápulas róseas ou brancas peroladas que sangram facilmente ao menor trauma. A pele que recobre as lesões é extremamente fina e translúcida, permitindo a visualização dos vasos sangüíneos subjacentes.O centro da lesão costuma ser afundado ou rebaixado e ulcerado. Com o crescimento do tumor, ele pode invadir e destruir estruturas próximas incluindo nervos, vasos sangüíneos e até mesmo ossos.

Uma vez que tumores pequenos podem se difíceis de serem diagnosticados e também podem ser confundidos com verrugas ou psoríase, eles devem ser avaliados por um dermatologista.

CBC esclerosante ou tipo ‘morféia’
Esta é uma forma menos comum, porém mais agressiva de CBC. A lesão típica é uma placa branca ou amarelada com aspecto de cera, lisa, fibrosa e com bordas mal definidas.

O CEC é o segundo câncer de pele mais diagnosticado na Austrália. Como o CBC, a incidência do CEC está aumentando. Apesar dos números não serem exatos, estima-se que 118.000 australianos tenham sido tratados de CEC em 2002. Dados recentes revelaram que as taxas globais de tratamento de CEC aumentaram 133% desde 1985, com aumento semelhante em homens e mulheres. O aumento da incidência foi maior no sul do país {Austrália}, com crescimento de incríveis 338% desde 1985.

 

Carcinoma espinocelular (CEC)

O CEC ocorre com maior freqüência em áreas de pele expostas ao sol, e se apresenta como lesões espessas avermelhadas, descamativas, que podem sangrar ou ulcerar facilmente. O CEC é um tipo de câncer mais perigoso do que o CBC porque pode dar metástases. Entretanto, o tratamento do CEC é geralmente bem sucedido.

Muitas vezes, o CEC começa como queratose actínica.

 

Queratose actínica

 

A queratose actínica (QA), também conhecida como queratose solar (QS), é uma lesão pré-cancerosa da pele induzida pela radiação ultravioleta emitida pela luz solar ou artificial.

Uma parte das lesões de QA resolve espontaneamente, numa porcentagem estimada de 26%; porém, até 20% dos casos não tratados podem progredir para CEC.

As lesões de QA são manchas, feridas ou crostas avermelhadas, ásperas ou descamativas na camada superficial da pele, localizadas nas áreas expostas ao sol dos antebraços, dorso das mãos, cabeça, parte superior das costas e ombros, área do decote no pescoço, parte inferior das pernas e dorso dos pés.

Quando a QA aparece nos lábios, é chamada queilite actínica.

 

Qual o seu risco?

 

As pessoas com maior risco para ter CBC, CEC e QA são aquelas que:

- têm mais de 40 anos de idade;
- têm pele clara e/ou cabelos claros ou ruivos;
- têm muitas pintas ou sardas;
- tiveram muita exposição ao sol, especialmente durante a infância;
- estiveram expostas a substâncias químicas cancerígenas;
- têm HIV ou comprometimento do sistema imunológico, por exemplo, receberam transplante   de órgãos;
- têm a pele acometida por traumas e cicatrizes.

 

 http://www.tratecancerdepele.com.br/

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja