Mundo Mulher

A ANVISA AUTORIZA BOTOX CONTRA ENXAQUECA

02/07/2011

MULHERES LIVRES DA DOR DE CABEÇA -

A Anvisa acaba de autorizar o uso de botox para o tratamento da enxaqueca, uma esperança para quem sofre com os sintomas da doença. A novidade é animadora principalmente para o público feminino, já que a enxaqueca atinge duas vezes mais as mulheres que os homens.


O cirurgião plástico Tomaz Nassif, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e che fe do Serviço de Microcirgurgia Reparadora do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ, faz uso da técnica em seus pacientes e garante que o tratamento é absolutamente eficaz:
Temos casos em que a remissão é completa e outros em que há melhora de 50 a 60% na intensidade e na freqüência das crises

Segundo Nassif, a experiência clínica demonstra que o botox age no relaxamento dos músculos envolvidos em alguns ramos nervosos que, quando comprimidos, desencadeiam a enxaqueca. Com o relaxamento destes ramos nervosos a dor causada pela compressão é interrompida.

As pesquisas indicam, também, que os benefícios do botox são percebidos logo na primeira aplicação: ?O efeito da toxina botulínica (Botox é nome comercial) começam 48 horas após a aplicação.

Quanto aos efeitos colaterais, Nassif afirma que existem, mas momentâneos: Nas aplicações na região occipital, próximas nuca, podem dar a sensação de dificuldade em manter a cabeça em posição, mas é um sintoma passageiro.

Outro fato importante lembrado pelo cirurgião é que a aplicação do botox serve também como um teste para a indicação cirúrgica em pessoas que sofrem de cefaléia tensional, causada pela compressão dos músculos que envolvem alguns nervos da cabeça: ?Quando há remissão dos sintomas após a aplicação da toxina botulínica, torna-se indicada a cirurgia, que consiste na retirada cirúrgica dos músculos ou na descompressão dos nervos entre os músculos.

Nassif afirma ainda que, para garantir o efeito contínuo do tratamento, o botox deve ser aplicado de quatro em quatro meses:A partir do quarto mês, o efeito começa a diminuir e acaba completamente por volta do sexto mês.


Camila Mendonça - camilaseculoz@gmail.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja