Mundo Mulher

Mau hálito, será que você tem?

22/09/2011

No próximo dia 22 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Combate ao Mau Hálito, e para dar um alerta à população sobre a importância deste problema, o Hospital Paulista realizará uma campanha para o combate ao mau hálito, das 10 às 17h30, com exames gratuitos a todos que quiserem saber se têm halitose ou não.

Segundo o Dr. Salomão Caruí, médico otorrinolaringologista e chefe do Departamento de Halitose do Hospital Paulista, o mau hálito ou halitose, como também é conhecido, atinge cerca de 40% da população mundial, e é presente desde o princípio da humanidade.  Cerca de 97 doenças podem estar relacionadas e detectar o mau hálito pode trazer diagnóstico precoce em muitos casos. “Quem sofre de halitose não sente o odor desagradável, devido a um fenômeno comum a todos os seres humanos, chamado fadiga olfatória”.  

Saiba mais na entrevista abaixo:

 O que provoca o mau hálito?

 Salomão Caruí: Hoje, temos aproximadamente 97 patologias relacionadas ao mau hálito, de endócrinas à pneumológicas, de renais a dermatológicas. Em praticamente todas as áreas da medicina, temos alguma alteração que pode promover a halitose em conjunto.

Normalmente, o tabu de se falar nesse assunto é enorme e o paciente acaba sofrendo diversas discriminações, em todas as esferas (social, sentimental, profissional etc).

 Como evitar?

Salomão Caruí: Alimentar-se regularmente, ingerir bastante líquido, manter a higiene oral adequada e realizar exames “check up” periódicos.

Como identificar quando o problema é sério e requer tratamento médico?

 Salomão Caruí: O problema torna-se sério quando após a alimentação correta e higiene oral adequada o paciente continua com o odor desagradável na boca. O curioso é que o paciente que sofre de halitose não consegue sentir o odor porque a boca está próxima ao sistema olfativo. É a mesma situação de aplicarmos um perfume e depois de algumas horas não sentimos mais o cheiro em nosso próprio corpo, chamamos isso de fadiga olfatória. 

O Hospital Paulista tem uma unidade específica relacionada à halitose

 

Campanha de Combate ao Mau Hálito

Data: 22 de setembro de 2011

Horário: 10h às 17h30

Local: Hospital Paulista – Rua Dr. Diogo de Faria, 780 – Vila Clementino, SP
 

Sobre o Hospital Paulista

Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Santa Cruz), possui 55 leitos e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero.

Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

Soraya Simón - ssimon@acpcomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja