Mundo Mulher

Socorro rápido em caso de AVC é fundamental para evitar morte

30/10/2011

 
O AVC é a principal causa de internações na rede pública de saúde. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Neurologia, no  Brasil, a cada cinco minutos, uma pessoa é vitima da doença, o que contabiliza cerca de 100 mil mortes no ano.

Em casos de acidente vascular cerebral (AVC), 70% das vítimas conseguem sobreviver quando o socorro é imediato. O rápido atendimento também é fundamental para reduzir os riscos de sequelas.

Segundo o médico neurocirurgião Rodrigo Carvalho da Silva Campos, entre os sintomas são fraqueza, distúrbios visuais e perda sensitiva. Segundo ele, ao sentir algum tipo de sintoma a pessoas deve procurar imediatamente ajuda médica.

"Essa janela de tempo entre o sintoma inicial e a instituição do tratamento é muito importante. Em alguns casos de isquemia cerebral, o mal pode ser tratado pode ser tratado em até 3 a 4 horas do evento inicial. Por isso, mesmo que os sintomas sejam mínimos, é importante não deixar para o dia seguinte", aconselha o neurociurgião.

Ainda segundo o médico, para prevenção do AVC é importante identificar os fatores de risco, bem como o controle da hipertensão, da diabete, a suspensão do tabagismo e alcoolismo. Goiasnet.com/CBN Goiânia

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja