Mundo Mulher

Indice elevado de agrotóxico em vegetais pode comprometer saúde humana

08/12/2011

 

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis. Foram analisadas 2.488 amostras em todos os Estados e no Distrito Federal, exceto São Paulo, que não quis participar da avaliação.

Para a chefe do setor de controle de monitoramento da qualidade em alimentos da Vigilância Sanitária Municipal, Gisele Freitas, esses resultados são preocupantes e demonstram a necessidade de um maior debate sobre o controle do uso e alternativas ao agrotóxico.

Para Gisele, o mau uso do produto pode trazer problemas graves à saúde humana, já que os efeitos são cumulativos no corpo. A chefe diz ainda que os produtores usam desde agrotóxicos proibidos no Brasil e em uma quantidade elevada.

"Temos encontrado agrotóxicos proibidos no Brasil e que nem deveriam estar sendo utilizados; isso já é um caso de polícia. Outro problema é o uso de agrotóxicos não indicados para determinadas culturas. Um produtor de morango usa produtos indicados apenas para tomates. O terceiro caso é o uso dos agrotóxicos acima do limite máximo permitido. Ele poderia usar "x", mas acaba aplicando "x+y"", alertou Gisele.

Outra grande dificuldade é fiscalizar a origem dos produtos. Segundo a representante da Anvisa, ao colher uma amostra na Ceasa, por exemplo, não se tem a informação de onde o produto veio e por isso não há como uma atuação direta com o produtor.

Os dez mais

A lista com os dez alimentos com mais amostras contaminadas com resíduos de agrotóxicos é a seguinte:

1) pimentão
2) morango
3) pepino
4) cenoura
5) alface
6) abacaxi
7) beterraba
8) couve
9) mamão
10) tomate

Goiasnet.com/Agência Brasil

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja