Mundo Mulher

Rinossinusite pode causar celulite ao redor dos olhos

02/03/2012 

Otorrinolaringologista do Hospital Paulista explica porque as pessoas que tem sinusite podem adquirir celulite periorbitária

 

Sinusite, ou mais corretamente rinossinusite, é a inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal e seios paranasais, que ocorre após infecções das vias aéreas superiores, na maioria dos casos.

A Dra. Ieda Millas, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que a celulite periorbitária é uma das possíveis complicações da rinossinusite bacteriana com o acometimento de outros tecidos e surgimento de novos sintomas, além dos esperados. “Essa infecção ocorre devido a proximidade dos seios da face com os olhos, como por exemplo, o seio etmoidal que pode disseminar a infecção, tanto por vasos sanguíneos comuns aos tecidos quanto pela fragilidade das estruturas ósseas ao redor”, comenta.

Esse tipo de celulite caracteriza-se pela inflamação do tecido subcutâneo (rico em gordura) ao redor do globo ocular. Ao adquirir esta complicação, as pálpebras afetadas incham e ficam avermelhadas, dificultando sua abertura.

Segundo a especialista, essa complicação da rinossinusite é relativamente comum em crianças devido à maior frequência de infecções das vias aéreas superiores, ou seja, gripes e resfriados; e também da fragilidade das estruturas.

O caminho correto a seguir é a prevenção, tratando a sinusite para não deixar que evolua para a celulite periorbitária. “O tratamento é geralmente com internação hospitalar, sempre seguindo a prescrição e orientação médica. É importante lembrar que a automedicação é errada e perigosa, por isso a necessidade de passar pelo médico otorrinolaringologista”, finaliza.

 

Sobre o Hospital Paulista

 

     Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

     Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Santa Cruz), possui 55 leitos e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

     Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero.

     Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.

 
Soraya Simón e Thais Maltauro

 andreapires@acpcomunicacao.com.br

ssimon@acpcomunicacao.com.br

thais@acpcomunicacao.com.br
 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja