Mundo Mulher

Distúrbios do sono podem deixar a língua flácida e disfuncional

Distúrbios do sono podem deixar a língua flácida e disfuncional

21/04/2012

As alterações funcionais da língua prejudicam a mastigação, a deglutição e a respiração.

Respirar é fundamental para o ser humano – sem oxigênio não há vida. O nariz tem o formato e as características adequadas para inspirar o ar. Sua função é filtrar a sujeira, umedecer e aquecer o ar, deixando-o nas condições ideais para oxigenar o sangue. Mas, além disto,  a respiração adequada - feita pelo nariz - favorece o desenvolvimento craniofacial correto, assegurando que o rosto fique no formato programado pelo organismo”, destaca o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.

Gerson alerta que a respiração inadequada geralmente está associada aos distúrbios do sono, podendo causar graves consequências para a saúde em geral. A denominada Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um dos mais nocivos distúrbios do sono. “A SAOS é caracterizada por episódios frequentes de apnéia (obstrução total da respiração) ou hipopnéia (obstrução parcial da respiração). Normalmente o problema é causado pela obstrução da via aérea superior, principalmente na região da orofaringe, parte da faringe que está ligada ao fundo da boca, onde está localizada a base da língua”, explica.

A SAOS provoca a diminuição da oxigenação do sangue e aqui está o grande perigo. O oxigênio é o combustível vital do corpo e sem ele o ser humano pode morrer em poucos minutos. Além disso, a redução de oxigênio é associada a vários despertares inconscientes durante o sono. “Estes despertares impedem que o sono alcance estágios mais profundos de descanso e relaxamento. Os reflexos são danosos e observados logo no dia seguinte por meio de sintomas como cansaço, sonolência, dificuldades de concentração e memorização”, aponta Gerson, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

Os distúrbios do sono minam a saúde progressivamente, principalmente o sistema cardiovascular. A médio e longo prazo a SAOS pode predispor a infartos do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), sem contar que há uma redução da qualidade de vida e da saúde em geral. “A SAOS é considerada uma doença multifuncional, ou seja, possui várias causas associadas entre si. O tratamento pode ser feito com o uso de aparelhos intrabucais (órteses que reposicionam a base da língua durnte o sono), que melhoram as condições de passagem do ar, e também com a indicação das tradicionais máscaras de pressão positiva no nariz (CPAP)”, afirma.

De acordo com a fonoaudióloga Nilse Köhler, especialista em distúrbios funcionais orofaciais da Köhler Ortofacial, estudos científicos atuais estão abrindo novas possibilidades para o tratamento da SAOS. “Foi dada uma atenção especial a importância da análise das alterações da motricidade orofacial, que nada mais é do que a movimentação da boca e da língua comandada pelos tecidos neuromusculares do rosto. As alterações da motricidade orofacial estão diretamente relacionadas com as alterações respiratórias em pacientes com SAOS”, ressalta.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e publicada na revista científica Sleep Science, da Associação Brasileira de Sono, revela que 73% dos pacientes com distúrbios do sono que participaram do estudo apresentaram diminuição do tônus da língua, 36% tinham o palato ('céu da boca’) profundo e estreito, 55% tinham alterações anatômicas internas do nariz e 72% apresentaram mastigação em apenas um lado da boca. “Mastigação deficiente e projeção incorreta da língua no momento de engolir também foram constatados nos pacientes”, evidencia Nilse.

Nilse acredita que este estudo revelou a necessidade da atuação de fonoaudiólogos especialistas em Distúrbios da Motricidade Orofacial em pacientes diagnosticados com SAOS, em conjunto com outros profissionais. “A indicação de exercícios que normalizam o tônus muscular da língua, a mastigação e a deglutição promoveram resultados positivos e significativos. Os pacientes apresentaram melhora em relação à sonolência diurna, qualidade de sono, redução da intensidade dos roncos, da apnéia e da hipopnéia. Estes exercícios devem ser prescritos dentro de um tratamento terapêutico interdisciplinar”, acrescenta.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR) - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Site: http://www.kohlerortofacial.com.br

Blog: http://gersonkohler.wordpress.com

E-mail: kohler1@uol.com.br

Foto: Doutor Gerson Köhler
Verônica Pacheco - veronica@todacomunicacao.com.br 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja