Mundo Mulher

Os benefícios da atividade física no inverno

07/05/2012

 
O inverno chega, as temperaturas caem e a preguiça aumenta. Como conseqüência de um desses fatores, ou da soma deles, muitas pessoas se afastam da prática de exercícios físicos, o que trás alguns problemas imediatos e outros a longo prazo.
 Mas o que muitos não sabem, é que nesta época do ano os exercícios podem trazer inúmeros benefícios como a diminuição das crises alérgicas, comum em temperaturas baixas, o aumento da resistência do organismo e da massa muscular, entre outras melhorias.


Corrida:
De acordo com o professor do Espaço Stella Torreão, Eduardo Mourelle, desde que se tomem os devidos cuidados, praticar atividades físicas no inverno é muito saudável.
A Corrida proporciona a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, diminuição do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, redução do percentual de gordura e do nível de estresse aumentando a sensação de bem estar e da auto-estima. Ou seja, correr torna seu coração e seus músculos mais fortes.


Nos casos de busca de melhor performance, as vantagens estão em treinar o organismo a trabalhar em situações de menor captação de oxigênio, tornando o esforço em baixas temperaturas maior. Caso os treinos sejam feitos em temperaturas baixas, posteriormente, quando estiver em temperaturas mais amenas, os resultados serão melhores.


Portanto, alguns cuidados são importantes ao praticar exercícios físicos no inverno, já que, neste processo, diversas alterações ocorrem no nosso corpo. A fisioterapeuta do Centro Multidisciplinar da Dor, Patricia Suassuna, explica que, nesta estação, o corpo sofre com a rigidez muscular, diminuição da oxigenação dos tecidos e aumento da viscosidade dos líquidos.  Como conseqüência, estas alterações irão promover uma diminuição da elasticidade de ligamentos e tendões, além de menor flexibilidade muscular.


Segundo a fisioterapeuta, uma preparação adequada envolvendo aquecimento e alongamento irá aumentar a temperatura corporal e reverter todas essas alterações corporais, possibilitando que o corpo funcione com maior eficiência e potência muscular. Desta forma, também serão minimizado os riscos de lesões e dores musculares tardias. No inverno recomenda-se uma preparação entre 10 e 15 minutos. Neste período atinge-se uma temperatura adequada para realizar uma atividade por cerca de 50 minutos. Patrícia alerta ainda que, mesmo no inverno, a hidratação deve ser adequada, bem como uma alimentação equilibrada. Estes dois fatores também ajudam a prevenir lesões.


                O professor Eduardo Mourelle explica ainda que outro fator fundamental para a prática da corrida é escolher roupas adequadas. Segundo ele, deve-se proteger as extremidades - cabeça, mãos e pés,  vestir-se em camadas começando com tecido sintético (ex: polipropileno, que favorece a evaporação do suor, mantendo a roupa seca, ao contrário do algodão) e, a seguir, um tipo nylon, que protege contra o vento e chuva, permitindo ainda a troca de calor. Lembrando de não utilizar roupa em excesso, já que durante a atividade você já tem um leve aumento de temperatura corporal. Não permanecer com as roupas molhadas após o treino , e claro, lembrar de manter a hidratação. “Em casos de baixas temperaturas, o ideal é que o contato do corpo com uma temperatura extremamente baixa seja progressivo. Para isso, é recomendado o uso de agasalhos, que poderá ou não, ser retirado no decorrer da atividade, dependendo das condições do aluno. Vale ressaltar que a temperatura do corpo não deve ser inferior a 35 ºC, pois pode haver danos a saúde”, ressalta.


Natação:
Esse tipo de exercício aumenta a resistência cardíaca e estimula a renovação celular, prevenindo a osteoporose. A prática de exercícios aeróbicos libera endorfina, que produz uma sensação de bem-estar.
Segundo o professor de natação do Espaço Stella Torreão Daniel Santos, a natação deixa o corpo mais relaxado e, nas pessoas que praticam essa atividade, o índice de insônia é bem menor em relação às sedentárias. Além disso, serve pra manter o controle do peso afinal, nessa época do ano temos tendemos a comer alimentos mais calóricos e deixar de praticar exercícios pode fazer com que algumas gordurinhas apareçam.


Na natação os cuidados devem ser em relação à temperatura da água no inverno. O ideal é que seja de 25 a 27ºC. Entrar aos poucos na água para aquecer a musculatura e sentir melhor a água, iniciar a prova em ritmo mais lento e aumentar gradativamente, usar vaselina e/ou lanolina, para reter a temperatura do corpo, usar touca, já que perdemos mais calor nas extremidades também são dicas essenciais.


Falando em atividades na água, o Espaço lançou o Aquarelax.  A atividade foi criada para os que buscam relaxamento ao final de um dia intenso de trabalho e, em paralelo, um trabalho que tem por objetivo melhorar a respiração, a postura, o equilíbrio e a circulação, entre outros benefícios. Oferecida duas vezes por semana, mas com a possibilidade de aulas individuais, o Aquarelax é uma atividade individual e acontece em água aquecida a 33 graus e iluminação especial, luz azul, que proporciona paz e tranquilidade ao aluno. As aulas têm duração de 50 minutos e são adequadas às necessidades individuais de cada um.
 

Giulia Peluso  - giulia.peluso@trevocomunicativa.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja