Mundo Mulher

TPM X COLUNA VERTEBRAL: QUAL A RELAÇÃO?

12/05/2012

 
Tensão pré-menstrual. Qual mulher não adoraria se livrar desse inferno? Mau humor, mal estar, irritabilidade, insônia, falta ou aumento de apetite, choros incontroláveis, dores de cabeça, inchaço. São mais de 150 sintomas e a lista de desconfortos é imensa. Reconhecer que você sofre de TPM é o primeiro passo. O segundo é descobrir o que você pode e deve fazer para amenizar os efeitos que ela causa. Estima-se que cerca de 75% das mulheres sofrem de desordem disfórica pré menstrual, chamada popularmente de TPM.


Exercícios, alimentação saudável, técnicas de relaxamento e, é claro, acompanhamento de seu ginecologista são imprescindíveis. Porém, o que muita mulher não sabe é que cuidar da coluna vertebral pode ajudar e muito no tratamento e muitas vezes até mesmo evitar esse mal. De acordo com o quiropraxista e autor do livro “O Segredo da Coluna Saudável”, Jason Gilbert, se você tem dores lombares é uma forte candidata a sofrer de TPM. O motivo é fácil de ser entendido.

Quando nossa coluna está alinhada consegue proteger os nervos que mandam os sinais para o cérebro e todos os outros órgãos. Quando nossa coluna está com problemas, essas mensagens chegam a essas regiões de forma errada, “truncada” e o funcionamento do organismo fica comprometido. A parte da coluna que manda os nervos para os ovários fica na parte baixa, ou seja, na região lombar. “Muitas vezes a mulher sofre com os sintomas da TPM, pois apresenta problemas na coluna como escoliose, lordose, lombalgia e hérnia discal.
 
Basta corrigir a postura e passar por alguns ajustes típicos da quiropraxia para tudo voltar a funcionar”, revela Jason. Corrigir a postura significa sentar corretamente, evitar ficar muito tempo em uma mesma posição ou realizar movimentos repetitivos. Dormir na posição certa e fazer exercícios para fortalecer a região lombar também são dicas preciosas.
 
Confira outras dicas e conheça sua coluna:
 
Alimentação: para aliviar os sintomas da TPM acrescente no cardápio alimentos que favorecem a liberação de serotonina como nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais. Inclua peixe e banana em sua alimentação.


Para diminuir o inchaço dê uma chega pra lá no sal e coloque em seu prato berinjela, agrião, alface, beterraba e chuchu. Eles são diuréticos e ajudarão muito! Outra dica é usar e abusar da água de coco. Cigarro, bebidas alcóolicas e café nem pensar!
 
www.quiropraxiajasongilbert.com.br
Nathalia Fernandes - rojascomunicacao@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja