Mundo Mulher

Terapia Manual

17/06/2012


Mesmo com o passar dos anos a terapia manual é utilizada para tratamentos das mais diversas dores corporais de forma objetiva e eficaz.
 
 No Rio de Janeiro, a técnica pode ser encontrada no Espaço Stella Torreão, na Lagoa. A Terapia Manual é um tipo de tratamento fisioterapêutico que visa o tratamento das mais diversas dores corporais de forma objetiva e eficaz, com a busca da real causa da dor. As sessões têm duração de aproximadamente uma hora, mas podem variar de acordo com o tratamento e o estado em que o paciente se encontre. O trabalho é feito em conjunto com os médicos. Os fisioterapeutas fazem o diagnostico fisioterapeutico, mas o diagnostico medico é de grande importância, pois algumas patologias têm de ser tratadas também por médicos.


Um dos principais benefícios dessa atividade é que não somente a dor é tratada, como também todas as disfunções que podem gerar a desarmonia no corpo. A terapia é indicada também para restabelecer a função dos sistemas corporais. De acordo com Marcella Blume, profissional responsável pela técnica no Espaço Stella Torreão, a terapia manual usa as mais modernas e eficazes técnicas de manipulação da fisioterapia e obtém um diagnóstico real através de uma avaliação especifica. O diferencial do tratamento é que ele é especifico para cada caso, o que o torna rápido e extremamente eficiente. A Terapia Manual é indicada para todas as pessoas que tenham dor, crônica ou aguda. No entanto, nos casos de crises agudas de dor é necessário procurar um médico, orienta Blume.
 

História


A história da terapia manual é misturada com o início da medicina antiga. Provavelmente um dos primeiros usos das mãos na medicina foi para o tratamento das luxações e fraturas. Massagem foi igualmente praticada  desde os tempos primitivos e realizou, ao longo dos tempos, um tratamento para várias dores de tecidos moles. Aietaeus, um médico grego, teria usado massagem para dores de cabeça, vertigem e epilepsia, entre outras doenças. Hieróglifos egípcios sugerem que suas mãos eram usadas para tratar lesões e doenças. Alguns manuscritos antigos por Hipócrates, o pai da medicina moderna, decreve técnicas manuais muitas vezes utilizadas para tratar luxações e deformidades da coluna vertebral. Escritos de outros médicos como Galeno, descrevem vários procedimentos com as mãos no tratamento de doentes. (Fonte: site Fisioterapia & Saúde)
 
Essa técnica é utilizada até hoje e cada vez mais sendo procurada e cativando um público fiel. Já foi comprovado que a Terapia Manual é realmente eficaz e pode ser uma grande aliada em diversos tratamentos. A técnica passou por evoluções, mas sem deixar escapar a sua verdadeira essência.

giulia.peluso@trevocomunicativa.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja