Mundo Mulher

Homens que bebem muito chá apresentam maior risco de câncer

20/06/2012

 
Homens que bebem muito chá podem ser mais propensos a desenvolver câncer de próstata, de acordo com uma nova pesquisa. Uma equipe da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, analisou a saúde de mais de seis mil voluntários por um período de 37 anos. Eles não sabem dizer, no entanto, se a bebida é um fator de risco para a doença ou se os homens que a consumiam em grandes quantidades viviam até uma idade em que o surgimento de tumores é mais comum.

Eles descobriram que quem consumia mais de sete xícaras de chá por dia tinha um risco 50% maior de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que bebiam menos ou não tomavam chá. Câncer de próstata é o mais comum entre homens na Escócia e os casos diagnosticados aumentaram 7,4% entre 2000 e 2010. O estudo começou em 1970 e reuniu dados de 6.016 voluntários homens, todos com idade entre 21 e 75 anos.

Os voluntários preenchiam um questionário sobre seu consumo usual de chá, café, álcool, cigarros e respondiam perguntas sobre seu estado de saúde em geral, além de passarem por exames de imagem. Menos de um quarto dos que participaram do estudo eram grandes consumidores de chá. Desses, 6,4% desenvolveram câncer de próstata durante o acompanhamento de 37 anos.

O estudo foi liderado por Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Glasgow, que comentou os resultados em entrevista à BBC:

- A maioria das pesquisas anteriores não apontou relação alguma do câncer de próstata com o chá preto ou algum efeito preventivo do chá verde. Nós não sabemos se o chá é um fator de risco ou se as pessoas que bebem chá geralmente são mais saudáveis e vivem por mais tempo, o que propicia o surgimento do câncer de próstata. Descobrimos que quem bebia muito chá era mais propenso a estar em forma, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter níveis de colesterol saudáveis. No entanto, ajustamos essas diferenças em nossas análises e mesmo assim descobrimos que homens que bebiam mais chá tinham mais risco de ter câncer de próstata. Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja