Mundo Mulher

Invasão de Muriçocas

O tempo seco, sem chuvas e o calor, são fatores que propiciam a proliferação das muriçocas ou pernilongos. Estas condições climáticas aliadas aos maus hábitos da população, fazem desta época do ano, um inferno, verdadeiras nuvens de insetos.
Água represada em recipientes, lixos jogados em rios, represas ou córregos, são habitates naturais de insetos em geral, de aedes egypti e outros transmissores de doenças, como os ratos.
A educação da população é fator decisivo no combate. Veja algumas dicas de bons hábitos...

1 - Quem mora às margens de córregos nunca deve depositar lixo nesse local ou no leito dos mananciais. A decomposição de material orgânico transforma as poças de água parada em criadouros perfeitos para as muriçocas.
2 - De hábitos noturnos, as muriçocas passam o dia escondidas em locais escuros e frios e saem à noite em busca de suas vítimas. Por isso, janelas e portas das casas devem ser fechadas antes do anoitecer.
3 - Conserve as fossas e caixas d'água sempre fechadas.
4 - Inseticidas líquidos ou em forma de espiral são ineficazes no combate aos pernilongos. Além do risco de intoxicação e de reações alérgicas, o uso desses produtos no tempo seco ainda pode provocar ou agravar problemas respiratórios em adultos e crianças.
5 - O uso de telas em portas e janelas também ajuda a previnir a entrada dos pernilongos.
6 - Barreiras físicas, como pijamas compridos e cortinados, ajudam a afastar os pernilongos.
7 - O uso de repelentes também não é eficaz e deve ser evitado.

O depósito de lixo nas margens dos córregos da cidade ou em lotes baldios pode ser denunciado às autoridades sanitárias pelo telefone 1523.

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja