Mundo Mulher

Aparelho Odontológico

HOMENS SÃO MAIS RESISTENTES AO USO DE APARELHO ODONTOLÓGICO

Lauro Delgado Júnior

Pesquisa do IBGE indica que 17,5% dos homens entrevistados nunca haviam ido ao dentista Que a maioria dos homens foge de médico é fato. E isso inclui fugir também do dentista. Para complicar basta, no tratamento, a indicação ser o uso de aparelho ortodôntico. A situação piora quanto maior for a idade do paciente. Esta é a constatação do cirurgião dentista Lauro Delgado Júnior diante da realidade do público masculino no consultório.

Quando o assunto é beleza a mulher ainda é mais preocupada. “Ela procura o dentista se o dente estiver começando a ficar um pouco torto. Para o homem o dente precisa estar quase caindo”, brinca Delgado. “O homem é mais resistente a este tipo de tratamento e os mais velhos, que têm outra mentalidade, são piores”, conclui. De acordo com o dentista, a mulher aprende desde criança a ter cuidados com a beleza e com a saúde, já o homem tradicionalmente não é educado para isso. Mas a questão principal não é a estética, e sim a saúde. Ao adiar o tratamento, agrava-se o problema, já que muitas vezes o aparelho é indicado, por exemplo, para corrigir má-oclusão, ou seja, o posicionamento incorreto dos dentes e/ou do osso da face.

A permanência desse desvio, a longo prazo, pode causar desde cáries se os dentes estiverem desalinhados, gengivite, periodontite e, por conseqüência, perda de sustentação e até perda dos dentes, até bruxismo, briquismo, formação de linhas de expressão mais cedo que o normal, problemas de respiração, dores de cabeça, dores musculares e dores na coluna, por exemplo. Quanto mais cedo o homem procurar o dentista, melhor. “Com o avanço da idade, mais calcificados estão os ossos da face e as estruturas que dão suporte ao dente, dificultando, mas não impossibilitando, movimentações grandes e rápidas”, alerta Delgado. “Porém, nunca é tarde para fazer melhoria que trará qualidade de vida”, completa. Para os que têm aversão só de ouvir falar em aparelho, existem os menos chamativos que os metálicos, já associados à adolescência. É o caso do de cerâmica, com os braquetes transparentes. Dependendo do diagnóstico pode-se também usar o aparelho lingual, colocado na parte interna dos dentes e que fica imperceptível.

Pesquisa IBGE Quase 28 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, segundo dados do Suplemento de Saúde da PNAD 2003, do IBGE, divulgados em maio de 2005. Isso representa 15,9% dos entrevistados. Em 1998, essa proporção era de 18,7%. Entre os menores de cinco anos, a proporção dos que nunca consultaram um dentista era de 81,8%, caindo para 22,1% no grupo etário de 5 a 19 anos e para 6,3% entre os com 65 anos ou mais. Houve diferença entre os sexos: nunca tiveram atendimento odontológico 17,5% dos homens e 14,3% das mulheres. A PNAD Saúde 2003 estimou que 62,8% da população consultaram um médico nos 12 meses anteriores à pesquisa (contra 54,7% em 1998). Por sexo, as proporções foram de 71,2% entre as mulheres e de 54,1% para os homens.

Lauro Delgado Júnior, cirurgião dentista com conhecimento e habilidade em odontologia estética Formado há 24 anos, Lauro Delgado é cirurgião dentista proprietário da clínica Odontologia Integrada Delgado, especializada em odontologia estética, reabilitação oral e odontologia integrada. O profissional acumula aperfeiçoamentos nos EUA e Itália e se destaca pelo trabalho realizado em estética, reconhecido inclusive entre os colegas da mesma área que muitas vezes encaminham os próprios clientes para um trabalho mais minucioso em resina. É também palestrante nacional e internacional em odontologia estética. A trajetória de Delgado iniciou-se aos 15 anos dentro de um consultório odontológico de um grande cirurgião dentista, José Galiotti Filho, hoje já falecido, tendo trabalhado lá por 12 anos. Com a experiência adquirida e após cursar a faculdade em Santos, montou o próprio consultório, em 1986, que atualmente presta serviços voltados para odontologia estética e reabilitação oral. "Procuramos desenvolver métodos de trabalhos que focam a velocidade de tratamento e a melhoria da qualidade do atendimento, nas áreas de estética, implantodontia e ortodontia", afirma. O reconhecimento do talento na odontologia estética começou com o convite para ser consultor internacional da Ultradent, empresa americana muito conceituada na área de estética, função que realizou por sete anos. Por ter recebido treinamento técnico em sistemas de resinas compostas, na Itália, tem acesso a todos os lançamentos e materiais da Micerium, empresa italiana que produz as resinas elaboradas por Lorenzo Vanini, profissional italiano criador de técnicas e sistemas conhecidos mundialmente. www.odontointegrada-delgado.com.br

Imprensa Scheilla Lisboa Assessora de Comunicação e mail e msn: scheillalisboa@hotmail.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja