Mundo Mulher

Bebida com chá verde protege os pulmões

15/01/2010 

Beber infusão de chá verde todos os dias é uma boa forma de se proteger contra o câncer de pulmão. É o que indica um estudo com 500 fumantes e não fumantes, realizado na Universidade Médica Chung Shan, em Taiwan. A pesquisa sugere que as folhas desse arbusto teriam propriedades anticancerígenas.

No estudo, os participantes que beberam pelo menos uma xícara de chá ao dia reduziram seu risco de câncer pulmonar de forma significante. Os dados foram apresentados na Conferência da Associação Americana de Investigação do Câncer, na Califórnia. Mas a proteção foi maior nas pessoas que apresentavam determinado tipo de genes.

O chá verde é produzido com folhas secas da planta Camellia sinesis e é uma bebida muito popular em toda a Ásia. E os pesquisadores observaram que as taxas de alguns tipos de câncer são muito mais baixas nessa região do que em outras partes do mundo. Nos laboratórios, eles constataram que os extratos de chá verde, os polifenois, podem evitar o crescimento das células malignas.

Porém nem todos os participantes da pesquisa se beneficiaram. Em julho do ano passado, um grupo de cientistas britânicos publicou uma análise de 51 estudos sobre o chá verde e o câncer, incluindo mais de um milhão e meio de indivíduos. Eles concluíram que é seguro beber a infusão de chá verde, mas não se pode afirmar com certeza que a bebida previne certos tipos de tumores.

Já Hsin Lin, principal autor do estudo em Taiwan, diz que as pessoas que não bebiam chá verde apresentaram cinco vezes mais probabilidade de sofrer de câncer pulmonar do que o grupo que consumia ao menos uma xícara diariamente. Entre os fumantes, aqueles que não bebiam a infusão tiveram 12 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Os cientistas analisaram o DNA dos participantes do estudo e descobriram que certos genes parecem ter um papel importante na redução do risco da doença. Os consumidores de chá verde, fumadores ou não, com certos tipos de um gene chamado IGF1, estavam mais protegidos.

- Nosso estudo pode indicar que, no caso do câncer de pulmão, a doença induzida pelo hábito de fumar poderia ser modulada com o consumo de chá verde - diz Lin.

Mas os médicos lembram que não adianta beber chá e continuar fumando.

- O tabaco leva aos pulmões cerca de 80 compostos cancerígenos - alerta Yinka Ebo, da Organização de Pesquisa Britânica para o Câncer. - O chá verde não compensa isso.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja