Mundo Mulher

Alternativas saudáveis para a reposição hormonal

10/02/2010

ALTERNATIVAS SAUDÁVEIS PARA A REPOSIÇÃO HORMONAL NA MENOPAUSA, SEGUNDO A MEDICINA PREVENTIVA ANTI-AGING 

          A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para mulheres que alcançam a menopausa tem sido objeto de muitos estudos e controvérsias. Muitas optam pela reposição hormonal com hormônios sintéticos, medicamentos que não são feitos de plantas, o que pode aumentar o risco de certos problemas de saúde e o aumento do risco de doenças.  

          Os hormônios bioidênticos, estrógenos feitos de plantas, por outro lado, têm a composição exata dos produzidos pelo corpo da mulher e são largamente difundidos pela Medicina Preventiva Anti-aging, uma nova especialização mundial que entra para detectar, prevenir, curar ou reverter o processo do envelhecimento, e suas conseqüências através de práticas e tratamentos preventivos de doenças causadas pelo desequilíbrio hormonal.

 

          Eles são feitos em farmácia de manipulação, com estrutura química e molecular exatamente igual à dos produzidos pelo organismo e feitos sob medida para cada paciente. O histórico dos bioidênticos tem mais de vinte anos. Depois que a terapia de reposição hormonal com hormônios sintéticos, para mulheres na menopausa, foi colocada na berlinda, em 2002, por um estudo que a associou ao aumento dos riscos de infarto, derrame e câncer de mama, eles, os hormônios manipulados, voltaram à ordem do dia – e com a denominação de bioidênticos.

 

          A Medicina Preventiva Anti-Aging tem o diferencial de integrar terapias metabólicas, com hormônios bioidênticos, reposição de nutrientes, controle do stress, plano alimentar individualizado e atividades físicas. É uma nova e profunda quebra de paradigma na maneira de se tratar as doenças humanas.

         

Os hormônios não caem porque nós envelhecemos. Nós envelhecemos porque há um desequilíbrio na produção de hormônios”, atesta o Médico Dr. Ricardo Vallejos, diretor médico da Clínica RenuLife, Geriatra com experiência em medicina anti-aging e membro da World Society Of Anti-Aging Medicine (França) e World Academy of Anti-Aging Medicine (EUA) e membro da Sociedade Longevidade Saudável (Brasil). Exames de sangue para detectar baixos níveis de determinados hormônios ou excesso deles, colesterol alto, análise dos hormônios da tireóide, do crescimento, testosterona, estrogênio, melatonina, quantidade de nutrientes no sistema sanguíneo, tudo isso faz parte do dia-a-dia da medicina preventiva anti-aging, baseada especificamente na detecção precoce de doenças, prevenção do envelhecimento”, explica Dr. Ricardo Vallejos.

          Segundo o especialista, 90% das doenças em adultos são conseqüência do processo de degeneração causado pelo envelhecimento. “Isso inclui tanto as condições estéticas como aumento de peso, rugas e sulcos, como doenças do coração, cânceres, diabetes, obesidade, stress crônico, pressão alta, osteoporose, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, glaucoma e o Alzheimer”, completa.

Filiada ao The New York Institute for Preventive Medicine e ao Salerno Center, do famoso Dr. John Salerno, de Nova York, especialista que trabalhou com o famoso do Dr. Atkins (Atkins Center), a RenuLife é uma das pioneiras no Brasil na prática que já é reconhecida e utilizada por um público que acredita que a prevenção é o melhor remédio.

          Tudo começa a partir dos trinta anos, quando homens e mulheres passam a sentir dificuldade em perder peso, diminuem a disposição e energia para se exercitar, perdem a capacidade funcional corporal e a imunidade. “Todos nós sabemos que é realmente muito difícil manter a linha e a aparência jovem, sem os exercícios físicos. Porém, com o passar do tempo, é preciso um empurrãozinho na energia para seguir um programa de emagrecimento e é exatamente isso que a Medicina Preventiva Anti-Aging faz”, defende apresentadora Solange Frazão, adepta da nova especialização médica. 

Estudos e depoimentos sobre o assunto podem ser acessados abaixo:

http://www.holtorfmed.com/wp-content/pdfs/Holtorf_K._Med%20Clinics_N._America.pdf

http://www.holtorfmed.com/nss-folder/pdf/BHRT-PGM-2009.pdf

http://www.longevidadesaudavel.com.br/?pg=depoimentos

http://www.holtorfmed.com/topics/bioidentical-estrogen-progesterone/breast-cancer-and-bhrt

http://www.virginiahopkinstestkits.com/references.html#soy

Os médicos Dr. Ricardo Vallejos e Dr. John Salerno, Professor da Yale University School of Medicine, do Salerno Center de Nova York, estarão disponíveis para entrevistas sobre o tema.

www.renulife.com.br

Andréia Wingeter (andreia@spoke.com.br)

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja