Mundo Mulher

Oftalmologista - Queimaduras Oculares

QUEIMADURAS OCULARES

Falaremos neste artigo sobre as queimaduras químicas. Elas são causas importantes de danos oculares relacionadas com acidentes domésticos e de trabalho. Podem ser de natureza ácida ou básica.

Os agentes básicos são os mais comumente envolvidos e, infelizmente, eles causam as queimaduras mais graves. Como exemplo de substâncias básicas podemos citar o cal para cimento, amoníaco e soda cáustica.

Segundo um trabalho publicado na última revista dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, estes acidentes são mais comuns entre os jovens do sexo masculino e metade dos casos ocorrem no ambiente de trabalho.

Ficou constatado também que nenhum caso de queimadura foi tratado adequadamente no local do acidente e que os profissionais generalistas não estão preparados para realizar um atendimento emergencial adequado.

Ao sofrer uma queimadura química deve-se lavar imediatamente os olhos com solução salina ou água corrente por, pelo menos, 30 minutos. Não usar substâncias para tentar neutralizar o agente químico. Procurar atendimento oftalmológico o mais rápido possível para prosseguir o tratamento. Nestes casos, o tempo entre a queimadura e o início dos cuidados pode significar perder ou não a visão.

 

Dra. Juliane de Freitas

OBS: Dúvidas, perguntas ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail: intersiteweb@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja