Mundo Mulher

Visão de Criança (Part.2)

Visão de Criança (Part.2)

Atenção, papais e mamães de crianças com deficiência visual! Esta semana, vocês podem aprender um pouco mais sobre como tratar os seus filhos. Confira mais essas sugestões fundamentais para que o seu pequeno torne-se um vencedor. 

1 - Chame-me para que eu caminhe em sua direção e a encontre. Enquanto eu ando para lhe encontrar, continue chamando-me ou batendo palmas, até que possa encontrá-la e tocá-la. Pegue-me então no colo e me beije, como prêmio de meu esforço.

2 - Todos os ruídos que ocorrem na rua me são estranhos. Conte-me sobre o barulho dos trovões, o som de um carro  que está passando, a voz de um vendedor anunciando sua mercadoria, a música de um alto-falante, a sirene da polícia, da ambulância ou do bombeiro, e o latido de um cão. Explique-me o que eles significam, e quando forem muito fortes, repentinos ou até assustadores, me abrace e me aperte junto a seu peito, ou simplesmente segure minha mão, para que eu fique tranqüilo e sem medo.

3 - Gosto muito de escutar o rádio quando estou em meu berço. Mas gosto muito mais de escutar sua voz falando comigo. Conte-me tudo o que está fazendo, e o que está acontecendo ao meu redor. Preciso saber onde  você se encontra. Avise-me quando você for sair do lugar onde estamos.

4 - Para que eu conheça as pessoas, preciso conviver e estar com elas, tocá-las e escutá-las muitas vezes. Deixe-me conversar, ficar com a vovó, vovô, meus irmãos, meus primos e amigos. Não só as pessoas que moram comigo, mas muitas outras. Leve-me em suas visitas ou passeios em outras casas.

5 - Quero brincar com objetos feitos de vários materiais, como tecidos, lã, madeira e metal, não posso ficar só com os de plástico. Fale-me sobre a textura, o peso e a temperatura de cada um. Prenda-os com um elástico ou barbante, à grade de meu berço, para que eu não os perca, e os encontre sempre que quiser. Gosto muito de levá-los à boca e mastigá-los, e eles não podem ser muito pequenos, porque eu poderia engoli-los.

6 - Gostaria de ter desde pequenino muitos brinquedos de encaixar, empilhar, montar e parafusar. Isto vai melhorar meu tato, minha coordenação motora, meu treino para muitas outras coisas.

"Papai, mamãe - Ajudem-me por favor": Um gria prático para pais de crianças deficientes visuais é uma publicação da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Lamara), telefone: (11) 864-1239. O texto foi feito por Mara O. de Campos Siaulys e as ilustrações são de Moacir e Irineu Rodrigues.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja