Mundo Mulher

Problemas de Visão

Problemas de Visão Consulte aqui os artigos anteriores


Problemas de Visão

 


Fonte: foto - www.spoftalmologia.pt Piscar os olhos com freqüência, reclamar de dor de cabeça, franzir a testa para focar um objeto ou apertar a vista para ler um livro podem ser sinal de que a criança tem problemas de visão. Mas nem sempre a doença se manifesta dessa forma. Daí a necessidade e a responsabilidade de os pais levarem seus filhos ao oftalmologista quando pequenos.

De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, diretor da clínica Eye Care, em São Paulo, "os pais devem estar sempre atentos aos sinais dados pelas crianças, mas nunca devem esperar por um sinal para só então levarem-nas ao médico. A primeira visita a um oftalmologista deve ocorrer até o sexto mês de vida do bebê. Depois, entre quatro e seis anos, para haver certeza de que a criança não apresenta erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou ambliopia. Sabe-se que os tratamentos desses problemas de visão alcançam ótimos resultados quando diagnosticados e corrigidos antes dos sete ou oito anos".

Para Neves, a importância de um exame de vista bem feito está diretamente ligada ao desempenho da criança na escola. "É comum vermos crianças desestimuladas para aprender a ler por conta de um mal-estar não-diagnosticado. Por outro lado, se os pais estimulassem seus filhos a utilizar sem preconceito os óculos ou tampões de que necessitam temporariamente, não comprometeriam todo o rendimento escolar e a saúde da criança", enfatiza o médico que lançou, no ano passado, o Projeto Meus Olhinhos, para dar atendimento gratuito a crianças carentes.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja