Mundo Mulher

Conjuntivite

Conjuntivite Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias


Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfícies interna das pálpebras e pode ser causada por vírus ou bactérias, irritação ou alergia a pólens. E com o grande número de casos da doença na cidade de São Paulo, algumas medidas simples podem evitar, ou diminuir os riscos de contágio.

É difícil haver uma prevenção totalmente eficiente, pois a conjuntivite é facilmente transmitida, mas alguns hábitos ajudam a evitar o contágio, como não compartilhar maquiagens para o olho e toalhas de rosto, lavar as mãos com freqüência e não colocá-las nos olhos, usar óculos de mergulho para nadar, evitar nadar em piscinas sem cloro ou lagos e não usar medicamentos sem prescrição.

Os principais sintomas da conjuntivite são coceira, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, inchaço das pálpebras e secreção nos olhos. E a doença tem duração entre poucos dias a até duas semanas, exceto no caso alérgico, que dura enquanto o alérgeno estiver presente.

Se o contágio não pôde ser evitado, é importante não levar as mãos aos olhos para evitar recontaminação e diminuir a área de irritação, não encostar o frasco do colírio ou da pomada indicados nos olhos, evitar exposição a agentes irritantes ou alérgenos e não usar lentes de contato.

Tratamento
O tratamento da conjuntivite depende da causa, mas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas e diminuir o desconforto, já existem colírios e pomadas específicos. O ideal é que sempre que surjam os sintomas associados à conjuntivite, o paciente consulte seu oftalmologista, que indicará o tratamento mais adequado.

Para aliviar o desconforto e a irritação, os pacientes podem contar com o Colírio Legrand, marca do Grupo EMS Sigma Pharma, que associa Sulfato de Zinco, Cloridrato de Nafazolina, Ácido Bórico e Borato de Sódio em sua fórmula. Quem sofre com os sintomas da conjuntivite pode também contar com o colírio Stilux, também da EMS e com a mesma fórmula do Legrand.

Os médicos também já podem indicar para o tratamento da conjuntivite o colírio Neocortin, cujos princípios ativos são Fosfato Sódico de Dexametasona e Sulfato de Neomicina, e a pomada Gentagran 0,3%, cujo princípio ativo é a Gentamicina - Sulfato. Ambos são da marca Legrand, do Grupo EMS Sigma Pharma.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja