Mundo Mulher

Uso e peso de carnes

Carne bovina
Para bifes de frigideira, podemos usar: filé mignon, contrafilé e alcatra (do meio para o fim da peça, pois o início é rijo e tem muitos nervos). As carnes ditas de segunda não devem ser usadas para bifes de frigideiras, pois são mais duras.

Bifes de panela, hambúrguer e almôndegas podem ser feitos com chã-de-dentro (coxão mole). O rosbife pode ser feito com o filé mignon, contrafilé, lagarto redondo e maminha de alcatra.

Assados de panela: lagarto redondo, patinho, músculo e peito. Bifes enrolados: coxão duro e coxão mole. Peito, costela e rabo ficam gostoso quando cozidos em panelas, com um molho suculento.

Frango ou galinha
Lembre-se que a galinha é carne com osso. Por isso, se quiser um pedaço específico, não compre a galinha inteira. Escolha os pedaços de que cada um gosta e compre, em média, 2 pedaços por pessoa.

A carne de frango tem um ótimo valor nutritivo: 100 gramas corresponde a 150 calorias. Mais pobre em lipídios (gorduras) que a carne bovina, ela é mais rica em proteínas. 

Peru
O ditado já diz tudo sobre a necessidade do seu preparo antecipado: "quem morre de véspera é peru". Por ser uma ave de grande porte, é mais conveniente comprá-la abatida, um dia antes de ser servida. O ideal é que ela fique, pelo menos, 12 horas mergulhada em temperos.

Se quiser prepará-la com recheio, este deve ser colocado na hora em que a ave for levada ao forno. Há duas maneiras de saber se o peru que está no forno está no ponto: segurando a coxa pela extremidade, pressiona-se a parte carnuda com os dedos. No toque deverá estar macia. Ou ainda espeta-se o peito, que é a parte mais carnuda, com um garfo grande. O suco que deverá brotar nunca será rosado. Está na hora do peru sair do forno.

Carne de porco
Desde a antiguidade, a carne de porco é utilizada para fazer saborosos pratos, de fama internacional. Isto explica-se pelo fato de ser composta por proteínas, gorduras, substâncias minerais, vitaminas, enzimas, água e hidratos de carbono.

A presença da gordura nas fibras musculares contribui para que a carne de porco seja, geralmente, mais macia que a do boi. Quando ela é de boa qualidade, apresenta uma cor vermelho-acizentada e tem textura fina. A gordura deve ser branca e firme. Um de seus pontos fracos é que deteriora-se mais rapidamente que a carne de vaca. Por isso, deve ser guardada por menos tempo.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja