Mundo Mulher

Páscoa

Páscoa Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias


Páscoa

Símbolos da Páscoa

Páscoa vem do hebreu Peseach, que significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo, quando se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada a Festa da Libertação, a Páscoa não tem uma data fixa em nosso calendário, começa logo depois


da Quaresma e culmina na Vigília Pascal. Essa comemoração possui vários símbolos. Veja o que alguns deles significam para o cristão:

O Ovo de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.



O Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.


A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.



O Cordeiro

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.



O Pão e o Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O Círio

É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo.

Comemoração da Páscoa no mundo

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental (Ex: Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia)

A principal tradição é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

O Maior Ovo do Mundo

Além de ter-se tornado o centro da cultura Ucraniana da província canadense de Alberta, a cidade de Vegreville com 5.300 habitantes, tem mais um motivo para justificar a fama: o maior OVO de Páscoa do mundo.

Ele tem nove metros de altura, é decorado em tradicional estilo ucraniano e foi construído em 1975 para comemorar o centenário da fundação da Real Polícia Montada do Canadá em Alberta (embora não se possa ver a relação entre o ovo e a polícia). A rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip inauguraram a plaqueta junto ao ovo durante a sua visita em 1978. O festival ucraniano é realizado em Vegreville durante a primeira semana de Julho.

Temperagem do Chocolate

O procedimento é destinado a obter uma pré-cristalização adequada da manteiga de cacau contida no chocolate para garantir dureza, retratilidade e brilho adequados ao produto final. Não basta derreter normalmente o chocolate (de 40ºC a 45ºC) e deixá-lo esfriar até a temperatura de trabalho. A maneira pela qual o chocolate atinge essa marca é importantíssima e depende de fatores como duração, climatização e quantidade de movimentos empregados durante seu processo de resfriamento. Eis algumas dicas de como realizar esse processo:

- Derreta o chocolate em banho-maria a 40ºC/45ºC.
- Despeje 3/4 do chocolate derretido sobre uma superfície de mármore. Trabalhe o chocolate com espátula até que "incorpe" (a temperatura deverá estar entre 26ºC e 27ºC).
- Acrescente esse chocolate resfriado ao restante e misture para homogenizar.
- Antes de começar a utilizar o produto para banhos ou para fazer bombons, molhe a ponta de uma faca no chocolate temperado e leve à geladeira por 5 minutos.
- Se após esse período ele estiver duro, brilhante e sem manchas, significa que foi corretamente temperado.

Instruções para o banho

Em Fondant:

Derreta o fondant em banho-maria e teste a consistência. Se estiver ainda muito espesso, adicione água filtrada em pequenas porções até que adquira a consistência desejada.
Banhe os docinhos, um a um, com o auxílio do garfo apropriado (à venda em lojas especializadas), sempre com o fondant em banho-maria.


Em Chocolate:

Com o auxílio do garfo apropriado, banhe os docinhos ou bombons em chocolate temperado.Apoie os que já tiverem sido banhados em superfície coberta por papel-filme ou papel-manteiga.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja