Mundo Mulher

CARREIRA, MODA, POLÍTICA E O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

CARREIRA, MODA, POLÍTICA E O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

03/05/2012

Por Bia Pias

Michelle LaVaughn Robinson Obama, a esposa do homem que governa a maior potência do mundo, foi a primeira afro-descendente a ocupar o posto de primeira-dama do Estados Unidos; e quem acha que Michelle é apenas a esposa de Barack Obama surpreende-se ao ler o currículo e a biografia da mulher que tem conquistado nações com sua humildade, estilo próprio e principalmente com seus trabalhos sociais.
Graduada pela Universidade Princeton e pela Harvard Law School, ela foi sócia da empresa Sidley Austin, onde atuava no setor de marketing e propriedade intelectual.
Foi nesse período que Michelle iniciou sua carreira promissora.

MICHELLE OBAMA NA POLÍTICA

Muitos ainda pensam que os trabalhos realizados hoje por Michelle são apenas para cumprir seu papel de “esposa do presidente”, o que não é verdade. Quando conheceu seu marido, ela já atuava, e muito, na política de seu estado.
A primeira-dama ocupou posições no Setor Público no governo da cidade de Chicago como assistente do prefeito e como Assistente Comissária de Planejamento e Desenvolvimento. Em 1993, ela tornou-se Diretora-Executiva para a agência de Chicago de Alianças Públicas, uma organização sem fins lucrativos, incentivando os jovens a trabalhar em questões sociais, ONGs e agências governamentais. Ela trabalhou lá por quase quatro anos e definiu registros de angariação para a organização que ainda permaneceram durante uma dúzia de anos depois de sua saída.
Durante a campanha presidencial de seu marido, Michelle LaVaughn, reduziu sua jornada de trabalho para apoiá-lo e acompanhá-lo em viagens (desde que suas filhas pudessem ir também).

Vemos ai mais um ponto positivo em seu comportamento, uma vez que nos dias de hoje é raro esposas de políticos vestirem a camisa de seus maridos assim.
A campanha presidencial foi sua primeira exposição ao cenário político nacional e mesmo após o campo de candidatos democratas ter sido reduzido para dois, ela foi considerada a última famosa das esposas dos candidatos.

  

 PRIMEIRA DAMA DA MODA

 A Revista Essence listou-a como uma das “25 Mulheres mais Inspiradoras do Mundo”

Com estilo próprio e bom senso, hoje Obama se tornou um ícone da moda no mundo, sendo elogiada pela revistas mais conceituadas do mercado.
Suas opções de moda foram parte da Fashion Week, o que significa que Michelle realmente ditou tendências. E poucas pessoas conseguem influenciar um mercado assim.
 


 

 

Ela colocou a MULHER NEGRA em evidência, mostrou na prática o verdadeiro empoderamento, porque ditar moda no FASHION WEEK não é para qualquer uma
A diva afro dos EUA tem sido comparada à Jacqueline Kennedy, devido ao seu estilo elegante, mas não exagerado, e também à Barbara Bush, pela sua disciplina e decoro.

 

 

Todas as primeiras-damas dos EUA apareceram nos editoriais de moda da REVISTA VOGUE, mas apenas duas apareceram na capa, e Michelle foi uma delas.

Hoje, além de ditar moda e estilo, ela é defensora das prioridades políticas de seu marido e continua atuando politicamente e realizando projetos voltados para causas sociais.


 

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

 Assim como a Senhora Obama, aos poucos as mulheres negras brasileiras passam a ocupar cargos importantes no governo e nas empresas. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, a desigualdade racial ainda é um câncer em nossa sociedade. Precisamos de muitas mulheres ousadas, que não tem medo de ir em frente e mostrar ao mundo como se faz.
As dificuldades são muitas, o preconceito é grande, mas lendo a biografia de MICHELLE OBAMA vejo que bom senso, esforço, talento, estudo e personalidade própria contam muito e, falando sobre moda: “Ninguém vira referência de estilo no mundo só porque é esposa do presidente. É preciso ter um plus a mais.”


 

 Bia Pias
Assessora de Imprensa e colunista
www.biapias.com.br

Edição – Dany Paiva

 


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja