Mundo Mulher

São Paulo Fashion Week revela diferentes estilos de riqueza

14/06/2012

Harmonia na passarela

 
Em tempos de definição de estilos e nichos da moda brasileira, é interessante observar como as plateias ajudam a definir os negócios e as direções de design das grifes. Terça-feira, na São Paulo Fashion Week, no desfile de Paula Raia uma das representantes fashion da “alta elite” paulistana, convidadas e coleção conversavam harmonicamente. Cookies embalados em papel especial esperavam as moças de fino trato que consomem as roupas de Paula. Gatas de pele e cabelo impecáveis e famílias com nomes chamativos, como Bordon e Andraus-Miranda. Mas a melhor garota-propaganda da grife é a própria Paula, jovem, bonita, bem sucedida e casada com Fernando Altério, CEO da promotora de eventos Time For Fun. Ela é adorada pelas clientes bem-nascidas como exemplo do “estilo de vida” mais cobiçado.


Há regras estéticas claras.

Nada de maquiagem over, nada muito chamativo. Tudo limpo, elegante na medida, meio neutro, meio bege low profile é a palavra de ordem. A coleção mostra um salto de qualidade em relação ao desfile anterior da estilista. Os looks são bem acabados e feitos de tecidos luxuosos. As silhuetas recuperam o melhor do repertório sexy “quase sem querer” já existente na Raia de Goeye, antiga marca da estilista.


Seda e tule levíssimos, uma transparência sutil em vestidos longos de quase-santa (do pau oco). Microcomprimentos com tops fechadinhos, de quase-certinha (porém descolada). Penteados escovados do tipo quase-alisei (mas deixei umas ondinhas quase-naturais).


A “mulher Paula Raia” é adepta do famoso estilo pianinho. Tipo bossa-nova ou étnico em versão “lounge”. Ela gosta de ter algo de delicado, de flutuar, é adepta de uma existência que grita “sou discreta”. É moderna, sem dúvida. Curte a natureza, arte contemporânea, faz ações sociais. Não ostenta, mas seus pares sabem: ela é rica, só que não precisa nem quer mostrar porque, enfim, é low profile.
SOU RICA MESMO

Adriane Galisteu, nora do estilista Waldemar Iódice, dono da Iódice, entra na sala de desfile da grife e vai dar entrevistas. Está de jaqueta de couro e óculos grandes. Pisa firme e chama a atenção. Outras apresentadoras de TV, Chris Flores (da Record) e Rosana Jatobá (ex-Globo), estão na plateia, também com looks dramáticos.


A coleção da Iódice também “chega chegando”, à sua própria maneira. Toda estampada, vestido combinando com sapato, com óculos, com tudo. Tem corrente, tem flores gigantes, tem cores fortes, tem transparência.


A imagem que fica é a da top (e, sim, apresentadora de TV) Fernanda Motta marchando firme no final do desfile num vestidinho preto de babados e correntes. A cliente Iódice talvez seja menos rica que as de Paula. Talvez seja mais. Não importa. A diferença é que ela gosta, adora parecer rica. E poderosa. E sexy. E importante.

Fonte: O Popular - Vivian Whiteman e Pedro Diniz - São Paulo/Folhapress
Ze Takahashi

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