Mundo Mulher

A ousadia do mix de estampas

19/11/2012

Junto e misturado

A ousadia do mix de estampas sai das passarelas para produções usáveis e modernas que fogem da monotonia

  

A democratização da moda quebrou muitos tabus. Entre eles está o mix de estampas, antes tão proibido no cenário fashion e, muitas vezes, sinônimo de cafonice – uma das provas está no figurino de Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), da Grande Família, da Globo, com camisas e calças nada harmônicas entre si. Hoje, quem consegue montar uma produção com mais de uma ou até três estampas, é considerada uma pessoa de estilo. Porém, tal proeza requer alguns cuidados para não sair de casa com um visual confuso e correr o risco de ficar caricato.

Febre nos blogs de streetstyle mundo afora, a combinação de estampas vem ganhando espaço a cada dia em solos brasileiros. A mistura é uma opção moderna para fugir do óbvio e permite abusar da criatividade, já que o mix não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é usar tons da mesma cartela e até padronagens com a base da mesma cor ou nos tons principais. As cores precisam conversar entre si e assim a brincadeira de combinações vai se desenvolvendo com floral com floral, animal print com listras, animal print com animal print, listras com poás ou xadrez com floral. A dica para iniciantes é usar cores mais neutras com estampas básicas, como listras e póas.

Propostas bicolores também roubam a cena em linhas de grafismo que dão um efeito poderoso ao visual. A clássica combinação preto e branco aparece repaginada em versões geométricas em que a combinação da parte de cima é o oposto da calça ou saia: o resultado é uma produção moderna em diferentes escalas. O mesmo vale para o xadrez na mesma estamparia, mas em tons diferentes.

Como a proposta é abusar das estampas, o jogo de proporção não deve ficar de fora, por isso, quem tem quadril largo deve evitar padronagens muito grandes e largas. A mesma regra vale para seios avantajados. Para alongar a silhueta, o xadrez multicolorido, listras em diagonal e tons intensos como vermelho e amarelo. Mas independente do tipo de corpo e do estilo pessoal, a regra é a mesma para todas: estampa chama a atenção para a parte do corpo que está localizada, ou seja, menos volume, opte por estamparias menores e delicadas.

Para o verão, as marcas já investiram na mistura de estampa no próprio tecido, como estampa de lenço com animal print, listras com floral e listra com xadrez. Outra combinação infalível é deixar a segunda ou terceira estampa para o acessório, que não chama tanta atenção.

Fonte: O Popular/ Texto: Daniela Gaia Produção e Fotos:Valéria Lopes

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja