Mundo Mulher

Remodele sua Face

Remodele sua Face

 

Você sabia que há maneiras de melhorar o seu perfil? Que tal mudar a aparência e o seu sorriso definitivamente? Conheça mais sobre a cirurgia ortognática

Entrevista: Revista Manuela/ Dr. Levy Rau

: Manuela: O que é cirurgia ortognática?

Dr.Levy: A cirurgia ortognática (orto = reto e gnática = mandíbula) e o tratamento ortodôntico (com aparelho nos dentes) foram métodos altamente desenvolvidos por Cirurgiões-Dentistas durante o último 1/3 do século XX. Tivemos a felicidade de nos desenvolver profissionalmente nessa época e de desempenhar um papel importante no amadurecimento neste campo de atuação da odontologia.

Manuela: Qual a função da cirurgia ortognática na estética?

Dr.Levy: A cirurgia ortognática visa corrigir as deformidades faciais e dentárias, que afetam a qualidade de vida dos indivíduos. Geralmente os portadores destas deformidades conseguem mastigar e falar apesar das dificuldades, entretanto, existe uma parcela de pacientes que evitam determinados contatos sociais devido ao alto grau de constrangimento que sofrem, seja na parte estética (queixo grande, por exemplo) ou na parte funcional (por exemplo na mordida aberta) na qual o paciente respira pela boca.

Manuela: Que diferença os ossos dos maxilares podem fazer na face? E quanto tempo leva para fazer o tratamento?

Dr. Levy: Seja qual for a razão da desarmonia, os dentes e os ossos faciais podem ser reposicionados para criar uma aparência mais equilibrada e satisfatória. O tempo de um tratamento desse tipo pode chegar a dois anos ou mais; dependerá da deformidade.

Manuela: Que profissional realiza este tipo de tratamento?

Dr. Levy: O Paciente deve procurar um Cirugião-Dentista Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, profissional que reúne o conhecimento da parte dentária e esquelética da face, bem como o Dentista especialista em Ortodontia que atua em parceria com o Cirurgião em todo o processo preparatório nivelando os arcos dentários.

Manuela: Esta cirurgia pode ser realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde)?

Dr. Levy: A cirurgia não é realizada com freqüência pelo SUS (Sistema Único de Saúde), pois é erroneamente classificada como puramente estética. O Paciente tem a opção de procurar clínicas particulares e de parcelar seu procedimento da melhor forma. Portanto, a cirurgia ortognática exige procedimentos técnicos complexos pré-operatórios que o SUS não contempla na sua planilha de custos, o que inviabiliza a mesma.

Manuela: Como saber se é indicada ou necessária a cirurgia ortognática através da sua aparência?

Responda estas perguntas:

Através de sua Aparência:

* Você gosta do seu rosto visto de frente?

* Você gosta do seu rosto de perfil?

* Qual seria a mudança que gostaria que fizessem na sua face?

Através de problemas com a mastigação: * Você tem problemas com sua mastigação ou encaixar os dentes?

* Quando você esta comendo, seus dentes inferiores encostam no céu da boca causando desconforto?

* Você notou um aumento no desgaste dos seus dentes?

Manuela: Por que vale a pena fazer a cirurgia?

Dr. Levy: A busca pela melhora estética nos últimos 20 anos sem dúvida acelerou o aprimoramento orto-cirúrgico, estimulando os Cirurgiões-Dentintas a se especializarem cada vez mais. O planejamento através de uma precisa cefalometria permite sairmos dos “achismos” que alguns cirurgiões ainda acreditam, diminuindo sobremaneira os possíveis riscos. Portanto, a união dos colegas ortodontistas e dos cirurgiões bucomaxilofaciais otimizaram os resultados estéticos e funcionais. Finalmente, desconheço, particularmente, qualquer paciente que tenha se arrependido de ter realizado a cirurgia. É notável e invejável a melhora estética do nosso cliente, com a vantagem de não ser uma “maquiagem” da deformidade, e sim, um retorno à harmonia da função facial.

Dr. Levy Rau - CRO 4633 Especialista em CTBMF pela UFSC Chefe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HIJG

Fonte: parceria Revista Manuela/ Mundo MUlher


   

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja