Mundo Mulher

Pólo de confecções de lingerie e moda de Catalão

 

Moda goiana aposta na viscolycra para o verão

 Eleita a queridinha da estação, a viscolycra invadiu a coleção primavera/verão dos estilistas da cidade de Catalão, no sudeste goiano. As confecções do pólo têm feito sucesso. A informação de moda e a pesquisa são os diferenciais que atraem o público certo: mulheres a procura de se vestir bem.

O tecido é macio e confortável, se molda ao corpo e ainda não absorve o calor. Por ter um caimento perfeito, a ousadia invade vestidos, batas, macaquinhos, blusas, saias e shorts. Sabendo coordenar, as peças atendem a diversos tipos de corpo.

De acordo com Eliany Pires, estilista e proprietária da Artiffício, os vestidos estão tendo excelente aceitação, principalmente, os de modelagem ampla e desestruturadas. R20;Eles ficam bem nas magras e nas mais cheinhas, pois o caimento do tecido proporciona elegânciaR21;, explica Eliany.

Outra vantagem das roupas confeccionadas com a viscolycra é que as peças ficam bem de dia e à noite, principalmente as lisas. R20;O que vai comandar a produção são os acessóriosR21;, Eliany salienta ainda, R20;a bata é o exemplo perfeito para issoR21;.

Para o verão, cores vivas, em harmonia com tons neutros, como o cinza, ou suavizadas com tons pastéis, enfeitam as mais diversas padronagens. Amarelo, laranja, vermelho, azul-aquático, pink e verde-maçã são cores essenciais na temporada que está por vir.

Confecções rumo ao crescimento

 Catalão possui 50 fábricas no segmento lingerie e moda R11; linha fitness e moda praia, street wear masculino, moda jovem, linha noite, infanto-juvenil e moda feminina. O pólo conquista mercados e vem sendo requisitado por diversas marcas para R20;private labelR21;.

Grifes terceirizam parte sua produção em função da qualidade e preço. A cidade faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e é uma área prioritária de atuação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Através da União das Indústrias de Confecções do Sudeste Goiano (UNICON) as empresas alcançam o sucesso empresarial. Segundo Lindalva Fayad, a Unicon tem um importante papel porque R20;consegue parcerias e benefícios para o grupo, conseqüentemente, cada empresário cresce em sua atividadeR21;, explica.

Prova disso, foi a Primeira Feira de Lingerie e Moda de Catalão que aconteceu em setembro. R20;As empresas se mobilizaram e todos saíram ganhandoR21;, conclui a Presidente.

Rosimar Americano - jornalista

 

 

 

Alunos de moda realizam desfile confeccionados à base de resíduos de couro

Alunos do curso do 2º e 3º anos do curso de Moda e Estilismo da Unifran, irão apresentar, amanhã (06), um desfile de acessórios e vestuários feitos a partir de resíduos de couro interagido com outros produtos têxteis.

A iniciativa visa o reaproveitamento desse material, que muitas vezes acaba por agredir o meio-ambiente pela forma errada como é descartado pela indústria calçadista - principal atividade econômica da região de Franca.

"O couro muitas vezes é descartado por apresentar defeitos na própria matéria-prima ou durante técnicas inadequadas de operação e seu reaproveitamento é dificultado porque existe uma falta de segregação dos resíduos no estabelecimento do gerador", explicam as professoras do curso e responsável pelo desfile, Patrícia Severi e Iolanda Serraglia.

Para a produção dos looks, foi realizada uma pesquisa envolvendo tendências, público-alvo, pilotagem, modelagem e montagem de produtos.

Toda a confecção será inspirada no conceituado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O desfile faz parte da iniciação científica dos alunos e acontecerá no dia 06 de novembro, às 20h, no Núcleo de Moda da Unifran - Segundo Piso, Bloco Verde, sob o título "Reaproveitamento dos resíduos sólidos do couro para vestuário e acessórios".

 

No dia 07 de Novembro, alunos do 4º ano do curso de Moda e Estilismo da Unifran, apresentaram um desfile especial de conclusão de curso. Inspirado em temas como Grécia, Aviador, Maria Antonieta, Origames, Barroco, entre outros, o desfile fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - desses alunos.

Ao todo, foram 35 looks confeccionados em tecidos tradicionais que foram desenvolvidos durante todo o ano de 2007. "O mais importante é que cada aluno esta mostrando suas potencialidades e suas inovadoras idéias para o mercado.

Esta é a chance que estes alunos, e futuros profissionais de moda, tem para mostrar seu talento", explica o coordenador do curso Julius Pimenta.

O desfile aconteceu no hotel Shelton Inn e teve como principal objetivo mostrar como os estudantes enxergam o mercado de moda e suas tendências.

fonte: Assessoria de Imprensa "Marcos Masini - Imprensa Unifran"

   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja