Mundo Mulher

Novela inspira desde joias de grife a mercado popular

Novela inspira desde joias de grife a mercado popular 29/03/2009 Ouro, muito ouro. A cada cena de “Caminho das Índias”, uma joia. Aproveitando a tradição indiana de se enfeitar para louvar os deuses, as mulheres da novela de Glória Perez se tornaram catálogos de peças que vem inspirando desde as principais joalherias do país até os camelôs dos mercados populares. Nesse quesito, o brinco da Maya (Juliana Paes) é o campeão de audiência.

Veja a galeria de fotos com joias indianas

Criador do modelo nacional, a pedido da figurinista Emília Duncan, o joalheiro Miguel Simek vê a peça com o mesmo impacto que fez a pulseira de Jade, personagem de Giovanna Antonelli em “O Clone”, virar moda.

“O brinco da Maya é um furor. Faço isso há 27 anos e não imaginava que fosse ser nessa proporção. Foi um divisor de águas”, comemora. Emília fotografou a peça na Índia e encomendou o modelo aqui, que já tem sido reproduzido em bijuterias.

Na Saara, mercado popular carioca, a tendência é destaque. “As clientes entram e pedem pelo nome do personagem: o brinco da Maya, a pulseira da Chiara (Vera Fischer) ou o brinco da Ilana (Ana Beatriz Nogueira)”, conta a gerente da loja Du Chapéu Bárbara Lombardi. Perto dali, no camelódromo, a ambulante Márcia Cristina também festeja: “O brinco sai mais. Mas a novela acabou alavancando a venda de outras bijus douradas”.

Maya de grife

No site da novela, uma loja virtual vende itens folheados a ouro, desenhados pela Rommanel.

"Sempre procuramos saber quais são os produtos que mais chamam a atenção do telespectador. As joias são as que mais vendem. Mas os clientes estão comprando em igualdade os brincos, braceletes, colares, pulseiras e tornozeleiras", conta o diretor da Globo Marcas José Luiz Bartolo.

Além da internet, o clima indiano da trama chegou a coleções de marcas como Vivara e H.Stern. São anéis, pulseiras, colares e, claro, brincos.

De ouro, as joias têm pedras preciosas como brilhante, ametista, quartzo rosa e água marinha e podem chegar a R$ 29 mil. Com o nome de Taj Mahal, a linha da Vivara, diz a grife, mistura fios de ouro com pedras inspiradas nas cúpulas do monumento mais famoso da Índia.

Serviço

Caminho das Índias – Clique aqui para conhecer a loja virtual da novela

Du Chapéu – www.chapeurio.com.br

H.Stern – www.hstern.com.br

Miguel Simek – www.miguelsimek.com.br

Natan - www.natan.com.br

Vivara – www.virara.com.br

Foto: Joias Caminho das Índias - Juliana Paes - Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja