Mundo Mulher

Moda - Lenços

Moda - Lenços

Lenços de formas, estilos e combinações
ousadas trazem harmonia em múltiplas linguagens


Coqueluche da hora, os lenços passeiam em múltiplas variações de amarrações, tamanhos e cores. No outono-inverno, a peça democrática, que já brilhou nas ruas no verão, se renova como nos chamados lenços foulard, que podem vir numa versão quadrada maior, em tecidos nobres como sedas, mas também no algodão, na lã, no tricô e até em tecidos sintéticos. Eles não cobrem totalmente os ombros como as pashminas de inspiração oriental.

Os lenços se transformam num recurso esperto de estilo em produções como o uso da peça rente ao pescoço com o arremate de um nó, no melhor estilo caubói. Eles mostram muita personalidade ao levantar o visual do dia a dia ou de festas na estação mais fria do ano, mesmo que Goiás tenha temperaturas amenas. Quanto mais bagunçado o lenço e com amarrações criativas, mais fashion.

Um vestidinho ganha ares de glamour ao se investir no acessório. Entre as apostas, que já circulam pelas ruas, aparecem os lenços com um nó e as sobras para baixo, ou os enrolados com as sobras caídas no ombro (quando maiores). O toque divertido é finalizá-los com um broche ou uma corrente de tons próximos da peça. Pura ousadia que cai bem com um trench coat e jaqueta de couro ou jeans.

Os lenços têm o efeito sedutor de valorizar o rosto, conferir charme e criar um look bem mais sofisticado. Nunca saem de moda. Mas eles voltam ao cenário tecnológico com franjas que podem ser trançadas numa produção divertida. As estampas lúdicas são uma novidade lançada pela estilista carioca Isabela Capeto. Saem direto das passarelas para o cotidiano.

Lisos ou com estampas geométricas? Xadrez ou listras? Estampas étnicas ou animalescas? Dúvidas sempre pintam na hora de selecionar o acessório. Uma boa composição com lenços vai depender da roupa e do estilo da mulher, defende a professora de design de moda do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), a produtora Rafaela Asmar. Os estampados de grifes badaladas como Ferragamo e Chanel pedem peças mais clássicas, de cores homogêneas. Mas nada impede o uso deles na produção de um visual high-low, com a inseparável dupla calça jeans e camiseta.

Até os homens aderiram ao acessório poderoso, observa Ana Paula Vilela, professora de design de moda da Universo. E podem arrasar com produções interessantes. É só deixar a imaginação rolar e enrolar-se. O lenço xadrez é sempre um curinga. Para não cometer o pecado do excesso, já que o xadrez tem muita presença de cena, o ideal é usar combinações de tom único no look total. Deve haver harmonia estética entre o acessório, a roupa e a personalidade de quem se habilita a usá-los. Invente e se amarre neles!

Dicas de uso

 Não misture estampas mais agressivas com peças delicadas e românticas.
 Lenços xadrezes compõem bem com camisas e blusas com decote V, com brecha para decotes redondos.
 Camisas de cortes secos e blusas justas de cores sóbrias são boa pedida para quem não quer errar com lenços mais ousados.
 Misture linhas gráficas para sair da mesmice: lenço listrado com quadriculados de camisaria.
 Pegue uma faixa quadrada, dobre em triângulo, enrole passando pela frente do pescoço e amarre por trás. Volte com as pontas para a frente com um nó de lado.
 Estilo marinheiro: dobre o lenço na forma de um triângulo, use rente ao pescoço, deixando o triângulo para as costas. Faça dois nós para a frente.
 Se o pescoço é curto evite amarrações rentes para não achatar a silhueta.
 Brincos fazem boas parceria com lenços, desde que não briguem com a composição. Aposte nos pequenos.

Foto: O clássico preto-e-branco fica mais chique com o lenço pequeno com nó soltinho, que se afina com o chapéu estiloso
Lenço, chapéu e blusa: LaFlorida
Brinco: M.Adriane

O Popular /Texto: Margareth Gomes
Produção e fotos: Valéria Lopes

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja