Mundo Mulher

A Arte de Vestir

14/03/2010

O estilista Edson Eddel criou uma coleção de vestidos feitos com materiais recicláveis para mostrar que a moda também é manifestação artística e, independe do material utilizado, o resultado final é o mesmo. “A moda é arte na medida em que supera o comum. É uma manifestação com linguagem própria que comunica emoções e pode criar valores, assim como a pintura ou a música”, comenta.

 

O processo de criação de um vestido envolve o equilíbrio de volumes, de linhas, de cores e ritmos. “Como o escultor ou o pintor, busco a forma que é o elemento da obra de arte. Os detalhes, como o drapeado, são o conjunto coerente das formas unidas que se adéquam entre a cor e a consistência do material utilizado e as linhas do vestido”, explica.

 

Além de apresentar a moda como arte, Eddel também quer mostrar que o vestuário é um importante elemento social e cultural onde a sociedade se expressa e comunica. “Nesta coleção quis chamar a atenção da sociedade para a reciclagem. Hoje o luxo está na preservação do meio ambiente”, conta.

 

Papel, lacre de latas, jornal e plástico são os materiais usados na composição dos vestidos. Destaque para o modelo que apresenta mais de três mil lacres de latas, finalizado com shantung de seda e cristais Swarovski.

 

Eddel destaca que as criações não foram feitas apenas para exposição estática, mas sim para serem exibidas nos salões de festas, vestindo mulheres comuns. “Os vestidos em papel, por exemplo, tem uma ótima estrutura de foro que garante toda segurança no uso. O material fornece leveza aos vestidos, pois permite maior fixação e delineamento sutil do corpo”, diz.

 

Quem tiver interesse em conhecer a coleção, ou até solicitar um modelo exclusivo, as peças estão expostas no Ateliê Edson Eddel Noivas.

fotos: Willian Sieminski

 Edson Eddel Noivas - www.edsoneddelnoivas.com.br

Gabriela Lisbôa - gabriela@m5comunicacao.com.br

 -    
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja