Mundo Mulher

42ª edição da Francal

07/07/2010

 Indústria de calçados aposta em conforto e ousadia

A aposta das indústrias de calçados para este ano é a combinação de conforto e ousadia. Na 42ª edição da Francal, a maior feira do setor da América Latina, em São Paulo, os modelos mostrados são os que estarão à venda nas coleções de primavera-verão das lojas de todo o país.

Veja fotos dos calçados apresentados na feira

Embora a estação peça calçados mais leves, a tendência da próxima temporada é o uso de botas. Para não causar desconforto, algumas vêm com pequenos furos e em cores vibrantes. Outras têm o formato próprio da bota, mas trazem apenas o contorno do sapato, como uma sandália, o que os designers costumam dar o nome de summer boots.

Do pólo de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), o designer e diretor da Berlonzi, Claudemir Lorenzi, trouxe para a feira algumas de suas últimas criações, feitos artesanalmente, com material tipo exportação. São botas em estilo country, em couro, decoradas com cristais Swarovski – tendência levada para a Europa, segundo Lorenzi.

“Não consigo me contentar com pouco, por isso minhas peças são trabalhadas com muitos detalhes, que deixam as peças cada vez mais personalizadas e exclusivas e viam referência”, disse o designer, há 30 anos no mercado de couro e que hoje exporta modelos sob encomenda para a Europa e Estados Unidos.

Neste ano, os saltos estão ainda mais altos. Para quem não tem medo de ser extravagante, os sapatos da designer gaúcha Juliana Pacheco são uma alternativa. Além de altíssimas, suas sandálias, no estilo gladiador - muito usado no verão do ano passado – chegam quase aos joelhos.

Sem economia de detalhes inusitados, ainda foram colocadas tachas douradas de dois centímetros, que dão um ar de rebeldia à peça.

Quem tem gosto mais tradicional também encontra muitos modelos em tons pasteis – agora chamados de nude.

Eles vêm acompanhados de pérolas e finas correntes, acrescentando sofisticação aos calçados.

A inovação também vale para os sapatos masculinos. Para os homens de estilo mais esportivo, há um modelo da Democrata cujo solado foi feito especialmente para dirigir. Ele é antiderrapante, o que, segundo a empresa, garante mais segurança e conforto para o motorista.

Os consumidores de gosto mais sofisticado contam com novidades em couro. O tradicional material de origem bovina cede lugar ao couro de cavalo. Outras empresas propõem novas cores em substituição às nuances de marrom já conhecidas.

A designer italiana Ângela Parmigiani, da Ivan Hilton Calçados, da Bahia, preparou para a feira deste ano sapatos em couro de canela de avestruz, parecido com o de jacaré, em verde, azul e até rosa – essa última opção feita sob encomenda para uma dupla de cantores sertanejos.

As fabricantes de calçados infantis também participaram da feira e trouxeram como novidades tênis forrado com material antibactericida e sapatinho feminino que pode ser customizado pela própria criança com os acessórios que o acompanham.

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja