Mundo Mulher

FENIM - tendências da estação primavera-verão 2011/2012

FENIM - tendências da estação primavera-verão 2011/2012

09/07/2011

A Moda que estará nas ruas
Feira em Gramado apresenta tendências da estação primavera-verão 2011/2012


No auge do rigoroso inverno da charmosa Gramado, na Serra Gaúcha, as flores brotaram e reinaram absolutas entre as tendências apresentadas na quarta edição da Feira Nacional da Indústria da Moda 2011/2012 (Fenim), entre 28 junho e 1º julho. Neste ambiente gélido, no qual botas e pesados casacos de lã ainda esbanjavam vigor nos modelitos de quem circulava pela feira, o que aqueceu mesmo as vitrines foram as tendências que vão fazer a cabeça e o guarda-roupa das brasileiras na próxima estação. Os 25 mil metros quadrados do pavilhão Serra Park receberam 300 expositores de diversas marcas de roupas e acessórios, que mostraram suas coleções de primavera/verão 2012.

Motivos florais ganharam destaque nas coleções apresentadas na Fenim

Como a indústria da moda continua bem, obrigado, bastante fornida de pigmentos, tecidos e aviamentos, o mundo fashionista ainda pode se dar ao luxo de ser tudo ao mesmo tempo agora. Assim, uma infinidade de possibilidades continua sendo proporcionadas pelo universo street wear. Mas, conforme a prévia dada na Fenin, a moda casual vai se render à delicadeza, ao romantismo e à nostalgia. As peças surgem em tecidos leves, como a liganete e devorê, e estampas que se remetem aos jardins e ao campo. Marcas como a PKS Girl, Capuccino, Hering e até mesmo a Dzarm, grife marcantemente descolada em seus looks, não resistiram ao clima primaveril.

O branco reinou soberano nas produções, devido principalmente à grande presença da renda, com padrões e texturas diversificadas, em peças como vestidos, miniboleros, shorts e até mesmo em leggins. A cartela de cores explora também o lilás, roxo, rosa e verde, sempre em estampas campestres, ao lado de tons terrosos como laranja, marrom e creme, indo até o vermelho, com pontuações delicadas. O azul surge esporadicamente, seja no marinho ou ciano, mas de forma cativante, para dialogar com a suavidade das peças. O até então óbvio preto perdeu um pouco o espaço, e, quando aparece, surge em elegantes produções rendadas.

Entre as peças, o must have da estação promete ser a saia longa, seja estampada ou lisa. As mais curtas, na altura do joelho, também marcam presença, rodadas, com cinturas altas e bem marcadas. Os vestidos, curtos e longos, e shortinhos seguem absolutos. O jeans, que nunca sai de moda, surge revigorado pelas aplicações e bordados nos bolsos e barras, em tons mais claros e abusando das lavagens. As modelagens skinny e superskinny continuam em alta, mas as retas e com o cós intermediário também ganharam espaço. As areias seguem democráticas, com biquínis em shapes e estampas variadas, mas aqueles com detalhes em tule e motivos florais ganharam destaque nas coleções.

Para dar exata dimensão do frescor da moda em evidência, os pockets desfiles nos estandes de lingeries foram uma das atrações, graças às modelos que bravamente enfrentaram o frio em peças sumárias. As marcas de underwear compartilharam um ponto em comum: a beleza que vem de dentro para fora. A Trifil apostou em itens confortáveis. Uma novidade é a linha Bem-Estar, com meias que previnem e aliviam problemas circulatórios, sem esquecer do design. A Scala apostou na sensualidade espontânea delas e no conforto deles. Uma novidade são as peças com o fio Emana, que minimizam os efeito da celulite. Elas chegam ao mercado após quatro anos de testes de eficácia para obtenção da certificação da Anvisa

.

Para os homens, jeans mais ajustado; para elas, a renda é uma alternativa

A seara masculina segue presa a suas particularidades, mas as palavras de ordem foram o conforto e descontração. A calça jeans foi um item que apostou em um homem jovem mais ousado, com peças mais ajustadas e aplicações nas etiquetas. O xadrez esteve em grande evidência, seja em camisas mais ajustadas, ou mesmo invadindo o território das bermudas de tectel. Camisetas com decotes em U e V seguem forte tendência. Sungas listradas e os boarshorts com estampas renovadas foram os diferenciais da estação para a moda praia.

A repórter viajou a convite da organização da feira- O Popular- Marília Noleto

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja