Mundo Mulher

20ª edição do Fashion Rio, que começa hoje

20ª edição do Fashion Rio, que começa hoje

10/01/2012

No ritmo da bossa


20ª edição do Fashion Rio, que começa hoje, faz homenagem à bossa nova



A 20ª edição do Fashion Rio, que começa hoje e segue até sábado na capital carioca, homenageia o Rio de Janeiro. Os desfiles começam com Alexandre Herchcovitch, a primeira das 24 marcas a apresentar a coleção de inverno inspirada no tema Sou Rio, Essa Bossa é Nossa.

Entre as novidades dessa edição, destacam-se a entrada da grife carioca Bianca Marques e o retorno da Printing.

O produtor paulista Paulo Borges, também responsável pela semana de monda de São Paulo, assina a direção criativa do evento. Os desfiles vão ocorrer nos armazéns Pier Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.

Em busca de uma imagem "tropical-chic" de exportação, o evento escolheu como tema da edição uma frase que lembra os títulos dos sambas enredo de carnaval: Sou Rio, essa Bossa é Nossa.



 

"A bossa nova sempre foi sinônimo de sofisticação", diz o pintor e designer gráfico Cesar Villela, que terá 20 de suas icônicas capas de discos de grandes nomes do movimento expostas no evento. A mostra exibirá um total de 55 capas de disco transformadas em painéis gigantes. A curadoria e a pesquisa são de Charles Gavin, dos Titãs. Trata-se de um panorama da influência do design gráfico na estética imortalizada em discos de MPB das décadas de 60 e 70.

 



O foco é a bossa nova e, sobretudo, as capas de álbuns lançados pela gravadora Elenco, assinadas por Villela, entre elas, O Amor, o Sorriso e a Flor , de João Gilberto, e títulos de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Minimalismo

"Nas capas que criei, optei por uma estética minimalista, que tinha tudo a ver com a ideia de elegância da bossa nova. Eu traduzi isso em pouca cor, alto contraste e poucos detalhes", diz Villela. Segundo o artista, no início dos anos 60 as vitrines das lojas eram um dos únicos canais de divulgação dos lançamentos musicais.

As capas, em geral, eram bastante coloridas e cheias de informação, até a chegada da estética bossanovista criada por ele. "Para chamar a atenção no meio daquela confusão, optei por limpar tudo.

 

Foi uma novidade um artista brasileiro se apresentar dessa forma", afirma.

Villela diz, no entanto, que a estética minimalista que tanto agradou aos jovens da época, tanto na música quanto no visual, virou souvenir. "Hoje em dia a bossa nova é para elites e turistas que vão atrás de música brasileira. A juventude carioca não consome mais essa informação, que concorre como funk."

Depois do fim do evento, Villela fará uma mostra de pinturas na sede dos Correios do Rio de Janeiro.

Mobiliário



 

O Fashion Rio terá ainda uma exposição sobre o trabalho do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, com curadoria de Mari Stockler. A exposição contará com móveis que integram o acervo pessoal do arquiteto.

A mostra terá objetos como uma caderneta escolar, cartas, fotos da infância e maquetes de casas projetadas por Rodrigues. Parte da entrevista feita por Mari Stockler com o arquiteto foi transformada em um vídeo, no qual o designer aparecerá contando histórias de sua vida.


Desfiles do Fashion Rio
 
 Hoje

 : Herchcovitch, Acquastudio, Patachou, Alessa e Cantão

 

Amanhã

: 2nd Floor, Coven, Melk Z-Da e TNG

 

Quinta, dia 12: No ritmo da bossa


20ª edição do Fashion Rio, que começa hoje, faz homenagem à bossa nova

Fonte: O Popular (Com Folhapress)

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja