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Passarela da Moda

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Passarela ambiental

Tendência ecológica na moda primavera-verão prevalece nos desfiles da 13ª edição da Fashion Rio Carolina Isabel Novaes Rio de Janeiro/Agência O Globo O terceiro dia do Fashion Rio, segunda-feira, seguiu com a tendência verde-ecológica, de acordo com o tema desta 13ª edição do evento. A grife Mara Mac, depois de atrasar uma hora por problemas técnicos, pôs na passarela plantas que imitavam corais e modelos que imitavam peixes (ou algas?), com movimentos braçais. Foi estranho, e o desfile, longo, com trilha sonora de Maria Bethânia e roupas de neoprene e recortes ondulados, que iam do azul profundo ao pérola. A inspiração era o fundo do mar, porque, segundo a estilista Mara MacDowel, no vídeo de apresentação, ela está preocupada com “o destino das águas do planeta”.

No fim, as modelos surgiram carregando aquários cheios de peixes de verdade, assustados com a movimentação do salão. As atrizes Christine Fernandes, Lília Cabral, Ângela Vieira, Maria Flor e a cantora Fernanda Abreu assistiram à performance, assinada por Bia Lessa. “Amei o trenchcoat de escamas”, disse Christine Fernandes. Depois veio a Alessa, que se apresentou no menor salão, o Ipanema. A passarela repleta de palavras no chão chegou a ameaçar que o desfile, talvez, fosse clichê, mas a coleção estava feminina, como a estilista Alessa Migani explicou. Apesar de esta temporada ser primavera-verão 2008/2009, a idéia do macacão de astronauta anunciada pela estilista, a princípio pouco adequada para uma estação de calor, funcionou, com tecidos como cetim e tons de amarelo, verde e branco.

A trilha sonora principal foi a música Não Identificado, cantada por Gal Costa, mas a voz de Maria Bethânia, cantora-tendência, também foi ouvida em outro momento. Bethânia está na moda por mil e um motivos, mas no Fashion Rio, é porque o mar está na pauta do dia. A Salinas, grife de Jacqueline de Biase, foi outra que se inspirou no mar, criando formas onduladas e estampas aquareladas. Cor de água e efeitos aguados. Mas faltou inovação e sobrou merchandising de protetor solar. A passarela era branca e simples, sem toneladas de bananas ou efeitos do gênero, com tops como Izabel Goulart e Isabeli Fontana desfilando. Em seguida, vieram Drosófila e TNG que, obviamente, também fechou a noite no mar, com estilo marinheiro e Reynaldo Gianecchini, Mariana Weickert e Raica no casting.

A miss Brasil Natália Ardenle, que estava escalada para participar novamente de um desfile da grife, não conseguiu chegar ao Rio a tempo. Todos já haviam desfilado pela grife, e desta vez Gianecchini abriu a apresentação de terno jeans e camiseta listrada. Raica abriu com maiô listrado e chapéu de capitão. Raica e Giane fizeram três entradas e encerraram a programação do dia, que começou com a grife Têca, da estilista Helô Rocha que mostrou rendas, bordados, cor de coral e estampas de flores na coleção Vestida de Sol. “Fico emocionada ao assistir o desfile da minha irmã. Quero usar todas as peças, especialmente as com bordado de Caicó, do Rio Grande do Norte. É uma renda linda que ela já usou outras vezes”, disse a cantora Roberta Sá, irmã de Helô, que estava na platéia com o marido Pedro Luís.

Emanuela de Paula, a top do momento

A ausência de Gisele Bündchen na 13ª edição da semana de moda carioca é sentida, claro. Mas Emanuela de Paula, uma bela negra pernambucana de 19 anos, é a nova sensação do Fashion Rio e tem tudo para ser a nova modelo brasileira badalada do momento. Ela já é baby angel (sem contrato fixo, apenas por trabalho realizado) da marca de lingerie norte-americana Victoria’s Secret e tem tudo para subir à categoria de angel (com contrato exclusivo), da qual fazem parte nomes como Alessandra Ambrósio e Adriana Lima. Os trabalhos para a marca lhe renderam fama e um convite para o calendário 2009 da Pirelli, do qual participam apenas quatro brasileiras. As outras são Gisele, Raquel Zimmermman e Isabeli Fontana. Emanuela desfilou segunda-feira, com exclusividade, pela grife Salinas.

“Eu prefiro as edições de verão da semana de moda. É aquela coisa: corpão, bundão”, brinca a modelo de 1,77 m. “Acho que eu chamei a atenção lá fora porque tenho um cabelão e porque sou negra de traços finos.” Aos 16 anos, ela foi descoberta pela Victoria’s Secret. Como era menor, não podia fazer campanhas sensuais, e a grife esperou até que ela completasse 18 anos e, quatro dias depois do seu aniversário, Emanuela já estava posando para um catálogo. No Brasil, ela já faz parte de uma agência de celebridades, a Prime Talent, que tem no casting Raica, Fernanda Tavares e Alice Braga. Nascida e criada em Cabo de Santo Agostinho, a 50 minutos de Recife, Emanuela começou a fazer cursos de modelo aos 9 anos, ia de ônibus para Recife todos os sábados.

Aos 11, fez o primeiro catálogo para uma grife de moda infantil. “Foi meu primeiro 100 realzinho. Foi dureza. Pensei em desistir porque não tinha dinheiro para pagar o ônibus.” Há três anos e meio, ela mora em Nova York. Assim que bate saudade de casa, ela foge para o Porcão de lá e come “picanha, farofa e tudo o que tem direito”. Quando chegou aos EUA, conta que mal sabia falar “hello”. Mas fez cursos e aprendeu. Segunda-feira, nos bastidores da Salinas, ela foi a mais requisitada. Isso porque dividiu o camarim com Isabeli Fontana, Ana Cláudia Michels e Izabel Goulart, aliás, uma angel. (Melina Dalboni/AG) - Fonte Jornal O Popular

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