Mundo Mulher

Preparando a pele para as férias

Preparando a pele para as férias

07/07/2010

 Prontas para a temporada de férias no Araguaia

A temporada de férias no Rio Araguaia movimenta o setor de estética. Clínicas e salões de beleza fazem pacotes promocionais para mulheres que vão viajar e querem estar com as formas corporais bem trabalhadas. As clínicas dispõem de tecnologia e de uma equipe multiprofissional formada por médicos, esteticistas, massagistas, nutricionistas, fisioterapeutas e consultoras de beleza.

“A preparação para a viagem é muito importante. O sol e o rio agridem a pele e os cabelos. Já vou preparada para nada me desequilibrar, para que eu possa apenas viver o momento no rio, estar inteira”, atesta a empresária Sônia Pinheiro. Há 20 anos a praia dela é o Araguaia, onde passa temporada no acampamento que a família do marido mantém há 50 anos.

Para Sônia, o maior luxo nas férias de julho é “ficar à vontade na areia”. Para isso, a preparação começa um mês antes. Ela faz hidratação da pele do corpo, inclusive dos pés, hidratação e cauterização dos cabelos, massagem linfática para eliminar a retenção de líquidos, banho de lua para clarear os pelos, esfoliação da pele para garantir um bronzeado mais bonito e até toma vacina para espantar o assédio dos mosquitos.

“No acampamento, não há como fugir dos abusos, então faço dieta antes de viajar”, conta Sônia, que costuma passar alguns dias em um spa. Para o condicionamento físico, faz caminhadas. Nos dias que antecedem a viagem, ela não usa produtos com ácido no rosto para a pele não manchar. “Depois que estou no Araguaia, abuso do filtro solar, do hidratante e do chapéu.”

Quem também costuma frequentar o Araguaia em julho e cuidar da estética é a empresária Liduina Loiola Mota. Três meses antes de viajar ela inicia cuidados como drenagem linfática e massagem estética, além de caminhada e exercícios em academia. “Melhora tudo”, garante. Ela investe em média 800 reais com a beleza a cada temporada de férias. E não descuida da alimentação, fazendo uma dieta rigorosa pelo menos nos dias úteis da semana.

A alimentação é o ponto alto da preocupação da empresária, apresentadora e atriz Cleu Cunha para as férias no Araguaia, para onde viaja todos os anos. “Se não vou, entro em desespero”, frisa. A pesca é uma paixão compartilhada com os filhos de 12 e 7 anos. Como já foi bailarina, Cleu se habituou a cuidar do corpo o ano todo. Mas não nega que pelo Araguaia intensifica os cuidados.

Começando pela alimentação, reduzindo açúcar e gorduras, e aumentando a ingestão de água. Segue a preparação praticando esporte. Semanalmente, corre 15 quilômetros e nada 5 mil metros, além de se exercitar na academia. “Sou vaidosa e gosto de me cuidar por inteiro”, justifica.

DICAS

Como turista, a dermatologista Belinda Roriz vai ao Araguaia pelo menos cinco vezes ao ano. “Mas em julho é sagrado e vou para acampar”, conta. Todo ano ela se submete a um ritual: dois meses antes intensifica as atividades físicas e tenta perder quilos. Prepara o kit Araguaia com filtros solares, hidratantes, repelentes, antialérgicos e material de primeiros socorros. “Nunca esqueço chapéu, óculos, e meus mosquiteiros que são roupas que cobrem os braços e pernas e me protegem dos insetos”, diz. Como médica, Belinda Roriz dá dicas aos turistas:

* Mantenha o peso corporal com uma nutrição adequada e atividade física programada. Para ajudar no combate à celulite e ao sobrepeso, alguns tratamentos estéticos podem ser associados como endermologia, plataforma vibratória, radiofrequência, massagens, entre outros, mas são coadjuvantes e devem ser iniciados com algumas semanas de antecedência.

* Procure ingerir bastante líquido e usar hidratantes cutâneos potentes, pois o clima fica muito seco nesta época. Quem faz tratamento dermatológico (uso de ácidos e clareadores) deve suspender os cremes com pelo menos dez dias de antecedência.

* Alguns medicamentos orais ajudam a proteger da agressão solar, outros exalam cheiros que afastam os insetos, mas devem ser usados sob orientação médica.

* Durante a temporada, alguns cuidados devem ser respeitados, como evitar exposição solar entre 10 e 16 horas, repetir o filtro várias vezes ao dia e sempre que entrar na água. Associar o uso de chapéus e óculos escuros aumenta a proteção.

* Os repelentes podem e devem ser usados. Existem vários no mercado ou podem ser manipulados associados com os hidratantes. Quem tem predisposição para alergia não deve esquecer os antialérgicos tópicos e orais.

Goiasnet.com/Ana Cláudia Rocha - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja