Mundo Mulher

Maquiagem - Cuidado com os olhos

23/11/2011

 
Usar sombra e até mesmo pó facial requer atenção para evitar problemas na região dos olhos, como reações alérgicas

 
Maquiagem na área em torno dos olhos requer muitos cuidados e também o uso de bons produtos

Máscara da linha Make B: mais volume nos cílios Você está se preparando para sair e capricha na maquiagem. Na hora de alongar os cílios, iu!, sem querer esbarra o aplicador no olho. Quem nunca passou por isso? Ao usar maquiagem e outros produtos cosméticos na região dos olhos, a mulher pode acabar se machucando ou mesmo desenvolvendo alergias e outros problemas que acabarão por levá-la ao consultório médico. Delineador, lápis, rímel, sombra e pó compacto, por exemplo, podem ser tão agressivos para algumas pessoas que acabam desencadeando conjuntivite. Por isso, todo cuidado é pouco.


O oftalmologista Renato Neves é taxativo. "Para evitar problemas na região dos olhos, as mulheres não podem cair na tentação de valorizar mais o preço que a qualidade do produto. É preciso também checar a presença do selo 'dermatologicamente testado', e mesmo essas maquiagens devem ser utilizadas com cuidado, evitando contato direto com a vista. Bons produtos custam um pouco mais, porém não comprometem a saúde", defende.

O especialista cita alguns problemas que podem acontecer em função do uso incorreto de maquiagem na área dos olhos. "Sombras purpurinadas ou com glitter podem arranhar o cristalino ou ainda se alojar nas pálpebras, causando irritação. Até mesmo na aplicação do rímel a vista pode ser arranhada por falta de habilidade ou descuido. Caso aconteça um incidente semelhante, o ideal é seguir diretamente a um pronto-socorro oftalmológico. Se não for possível, a pessoa dever recorrer a um médico de sua confiança", orienta.

Sinais

E não vale forçar a barra porque achou a cor da sombra que comprou bonita ou não quer perder o rímel caríssimo que acabou de ganhar. Respeite os sinais do seu corpo. Identifique os agentes que mais facilmente irritam seus olhos a fim de evitar inflamação ou infecção. Vale lembrar que tirar os produtos da pele ao chegar em casa e lavar o rosto com bastante água é sempre indicado, principalmente antes de dormir.

Além das sombras, Renato destaca que sprays para cabelo, quando usados sem o devido cuidado, costumam afetar bastante os olhos das mulheres. "Dependendo da fórmula utilizada, as irritações podem se agravar", ressalta.

Ele revela ainda que conjuntivites químicas são provocadas por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. "Quando a vista começa a arder e a pessoa sente dificuldade para enxergar é importante lavar os olhos abundantemente com água fria. Se o sintoma persistir, não espere para resolver o problema sozinha", avisa.

 O Popular-Valéria Belém - Fotos: Valéria Lopes

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja