Mundo Mulher

Saiba mais sobre o implante mamário de silicone

Saiba mais sobre o implante mamário de silicone

25/05/2012

Dra. Roseli Cardinali, especial para o Mundo Mulher


Uma das cirurgias mais comentadas nos últimos dias pela repercussão na mídia é amamaplastia de aumento ou implante mamário de silicone.
 
Ficou conhecido o caso da brasileira que tentou bater o recorde mundial de volume em implantes mamários de silicone e acabou internada com problemas graves e infecção, com a conseqüente perda bilateral das mamas, segundo seus assessores.  


Este é uma caso extremo, podemos dizer que é, inclusive, de falta de bom senso, tanto da paciente, que não pesou as conseqüências de sua escolha, como do médico que aceitou realizar esta cirurgia.
 
A mamaplastia de aumento é uma cirurgia cuja melhor proposta é adequar o volume da mama ao tórax da paciente, ou até mesmo ao gosto, mas é importante levar em conta sua altura, o tamanho do tórax, e, inclusive o tipo da pele, ou tecido mamário. Outra indicação é para a correção de assimetrias mamárias.
 
Talvez em breve tenhamos estudos suficientes para utilizarmos a gordura da própria paciente em substituição ao implante de silicone, mas até o momento ainda temos mais segurança com o método tradicional - o silicone. Porém nada impede o cirurgião de, em alguns casos, utilizar pequenas quantidades de gordura para o preenchimento da mama, tanto na cirurgia estética como na reconstrução mamária.
 
Outra possibilidade futura é a utilização de células tronco: neste caso uma pequena quantidade de tecido é retirada da paciente no consultório e enviada ao laboratório, onde será preparada e reenviada ao médico para aplicá-la na mama, para conseguir o aumento desejado. Apesar de ser utilizada em outras regiões, na mama ainda aguardamos mais estudos.
 
Esta cirurgia tem implantes que apresentaram grandes modificações e evolução: podemos escolher de forma mais precisa a forma e volume. Outra novidade lançada há poucos meses no Brasil é o implante ajustável, mas ainda em fase de liberação pela Anvisa. Na verdade trata-se de um implante semelhante ao já usado para reconstruções, chamado de expansor, este último possui uma válvula que fica próxima à pele. No pós-operatório podemos introduzir mais soro para aumentar seu volume.
 
No caso da cirurgia estética, a indicação seria principalmente para mamas assimétricas, ou para aumentar o volume após a mama desinchar completamente no pós-operatório, ainda necessita de maior experiência dos cirurgiões, e liberação dos órgãos competentes.
 
Esta é a cirurgia mais realizada no momento, muito próxima a lipoaspiração, onde vale sempre lembrar, o bom senso do paciente, do médico e a competência da equipe cirúrgica devem sempre ser levados em conta.

Dra. Roseli Cardinali - cirurgiâ plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

roselicardinali@gmail.com

Lucas Renato - lucassrenatoo@gmail.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja